sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Ações da SES foram trazidas para a Baixada e atenderam milhares de pessoas

As populações de Matinha, Olinda Nova, Pedro do Rosário e Presidente Sarney foram beneficiadas durante esta semana com a realização das ações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), durante o Governo Itinerante na Baixada Maranhense. Ações de vigilância epidemiológica, assistência em clínica médica, pediatria, dermatologia e exames preventivos do câncer ginecológico, de glicemia, colesterol total e PSA (próstata) foram realizadas em todos os municípios.
Na terça-feira (13), primeiro dia das ações de saúde nos municípios, foram realizadas 75 consultas com clinico geral na unidade Básica R. Barroso, em Presidente Sarney. Lá também foram registrados 81 triagens de pressão arterial e pesagem; 23 preventivos; 75 exames de glicemia e 75 de colesterol e oito de próstata.
Maria José Dias Silva, 39 anos, aproveitou para fazer os exames laboratoriais e o preventivo. Ela mora no povoado São Romão e disse que tem dificuldade para marcar o exame na cidade com antecedência. “Falaram que hoje podia fazer e vim logo para saber como está minha saúde”, disse. Do povoado Três Furos, Augusto Pereira Lobato, 45 anos, fez pela primeira vez o PSA. “Sei que é importante para mostrar alguma alteração na próstata”, justificou.
No município de Matinha, onde a população também recebeu um novo e equipado hospital de 20 leitos, foram realizados atendimentos de vigilância epidemiológica e da rede de serviços. Jacirene Belfort Barbosa, avó do pequeno Leonardo Barbosa, de sete dias, residentes no povoado Espanha, foi uma das primeiras a chegar para submeter a criança ao teste do pezinho. “É importante para detectar doenças e vim logo trazê-lo”, declarou.

Luciene de Fátima Costa Travassos, do povoado Aquiri, esteve na cidade para conhecer as novas instalações do hospital e aproveitou para fazer os exames laboratoriais. “É sempre bom saber como andam os níveis de colesterol e glicemia para poder cuidar melhor da saúde”, alerta. Lucília Mendes dos Santos Silva, do povoado Ponta Grossa, fez exames e levou a filha para atualizar o cartão de vacinação.
No Hospital Municipal Cristino Ananias de Campos, em Olinda Nova, 28 homens compareceram no primeiro dia de atendimento para fazer os exames laboratoriais de PSA (próstata), glicemia e colesterol.  Teodoro Moreira, 67 anos, já havia feito o exame apenas uma vez, em São Paulo. “Não temos acesso a este exame na rede pública do município e daí fica mais difícil de fazer”, relatou. Arienilson Costa tem diabete tipo 2 e faz exames mensalmente. “Hoje vou aproveitar para fazer também o da próstata”, informou.
Em Olinda Nova foram realizadas 85 consultas com clínico geral e 75 de pediatria; 25 preventivos e 102 exames laboratoriais de glicemia e colesterol. Eliane Mendes Rodrigues levou as filhas Evelin Rodrigues Serra (08) e Tamily Rodrigues Serra (04) para consultar com o pediatra. “É sempre bom levar a um especialista para saber se está tudo bem com as crianças”, justifica.
A busca por atendimento de clínico geral e pediatria foi grande em Pedro do Rosário. Cirlene Reis dos Santos, do povoado Xixandá, levou o pequeno João Victor Reis dos Santos para consultar pela primeira vez com um pediatra. “Hoje vim consultar com um médico especialista em crianças”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário