quarta-feira, 3 de julho de 2013

Conferência de Pinheiro reuniu 37 municípios para discutir Meio Ambiente

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) realizou nesta quarta-feira (03), na Universidade Federal do Maranhão – Campus II , na Estrada Pinheiro-Pacas, a 10a etapa regional da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente.
O evento foi aberto pela secretaria adjunta da CEMA Lorena Sabóya representando o secretário Victor Mendes. A expectativa foi superada e em Pinheiro foram eleitos oitenta (80) delegados. Eles deverão participar da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente, marcada para o período de 3 a 5 de setembro de 2013, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.

O tema “Gestão de Resíduos Sólidos” será debatido por representantes de todos os estados da federação durante a IV Conferência Nacional do Meio Ambiente que será realizada, em Brasília, no período de 24 a 27 de outubro.
Participaram da conferencia de Pinheiro integrantes de organizações não-governamentais, movimentos sociais, entidades, empresas, instituições de ensino e pesquisa, indígenas e quebradeiras de coco, além de representantes do Ministério Público e dos Poderes Executivo prefeitos, Legislativo vereadores e Judiciário representantes do Ministerio Público.. Eles foram mobilizados em 37 municípios da região.
De acordo com as pesquisas feitas pelo Centro de Pesquisas Avançadas em Ciências Ambientais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), 60% dos resíduos levados para os aterros ainda são restos de alimentos que poderiam ser utilizados para produção de adubos e que todo o lixo recolhido no Maranhão não é tratado contaminando o solo, a água e o ar.
E 17% do lixo que vai para os lixões maranhenses são compostos por materiais plásticos que liberam substâncias tóxicas. Essas substâncias afetam o sistema endócrino desregulando as glândulas e também podem causar diversos tipos de câncer.
Entre eles, o de mama, de ovários, de testículos, além da redução da produção de espermatozóides e até mesmo, a diminuição do tamanho do órgão sexual masculino, alertou o professor em Ciências da Engenharia Ambiental, Ozelito Possidônio de Amarante Júnior, que ministrará a palestra “Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos: redução de impactos ambientais” durante a Conferência em Pinheiro. 

Os municípios que participaram dos debates da conferencia em Pinheiro foram: Alcântara, Amapá do Maranhão, Apicum-açu, Bacuri, Bacurituba, Bequimão, Boa Vista do Gurupi, Cajapió, Cajari, Cândido Mendes, Carutapera, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Luís Domingues, Maracaçumé, Maranhãozinho, Matinha, Mirinzal, Olinda Nova do Maranhão, Palmeirândia, Pedro do Rosário, Penalva, Peri-Mirim, Pinheiro, Porto Rico do Maranhão, Presidente Sarney, Santa Helena, São Bento, São João Batista, São Vicente Férrer, Serrano do Maranhão, Turiaçu, Turilândia e Viana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário