terça-feira, 9 de julho de 2013

4º Encontro do Consórcio “CONTURI” reúne 17 Prefeitos da Região em Santa Helena.

Aconteceu na tarde de ontem Sábado (6), na Cidade de Santa Helena o 4º encontro de Prefeitos do Alto Turi. O encontro faz parte da busca de recursos e melhorias para as Cidades da região através do consócio CONTURI.
O evento aconteceu na Escola Maria Tereza no bairro São Braz no Centro da cidade das 15 as 19:00hs. Na ocasião estiveram presentes prefeitos dos Municípios que compõem o pólo Santa Helena: Santa Helena, Turiaçu  Turilândia, Carutapera, Centro Novo do Maranhão, Maracaçumé, Cândido Mendes, Godofredo Viana, Boa Vista do Gurupi, Luis Domingues, Amapá do Maranhão, e Junco do Maranhão. E prefeitos que compõem o pólo Zé Doca: Governador Nunes Freire, Santa Luzia do Paruá e Nova Olinda do Maranhão.  
Dentre os assuntos abordados no encontro, a principal petição e discussão entre os Prefeitos se deram em torno da busca pela construção de uma comporta no Rio Turiaçu. A construção da barragem na Região da Baixada tem como finalidade preservar a agricultura, piscicultura, garantir a preservação de rios, a defesa contra cheias, beneficiando as comunidades ribeirinhas.
"O projeto viabiliza a melhoria de renda para sustentabilidade das comunidades da região, visando o desenvolvimento econômico social das comunidades que padecem com a falta de água desperdiçada com a vazante do rio, além de minimizar a salinização da água.
A barragem prevê a retenção de água do Rio Turiaçu, durante o período de cheia, a fim de que essa captação possa suprir as necessidades das comunidades que sofrem com a escassez durante o período de seca, tendo como base a irrigação proveniente do rio Turiaçu. "Afirmou o Prefeito Lobato"

Nenhum comentário:

Postar um comentário