segunda-feira, 17 de junho de 2013

Comunidade de Itans realiza "Dia de Campo" em Matinha e mostra que com apoio é possivel



O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, representou a governadora Roseana Sarney, na manhã deste sábado (15), no Dia do Campo sobre Piscicultura Sustentável, realizado no Povoado Itans, no município de Matinha. Ele estava acompanhado dos secretários de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), Fernando Fialho; e Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Cláudio Azevedo; presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Jorge Fortes; do prefeito de Matinha, Marcos Robert (Beto Pixuta). E de outros prefeitos que se fizeram presentes no evento.

A programação incluiu café da manhã, exposição, ciclo de palestras e visitas a cinco estações, cada uma com abordagem de um tema. O evento recebeu caravanas de todas as partes do Maranhão. O secretário Luis Fernando acompanhou atentamente às explanações sobre cada estação e afirmou que o trabalho realizado na comunidade, com apoio do Governo do Estado, de valorização do produtor com a garantia da assistência técnica, comprova que o Maranhão pode ser cada vez melhor.

“Podemos ver aqui que o trabalho, muda para melhor a realidade de vida das pessoas e por isso o Governo do Estado incentiva e fortalece ações como essa. Parabenizo a todos os piscicultores e aos técnicos da Agerp que contribuíram para esse sucesso que deve servir de exemplo para todo estado e para o país. Isso dar orgulho de ser maranhense” declarou Luis Fernando.

O secretário informou outras ações do Governo do Estado em benefício da Baixada Maranhense, como a construção do primeiro dique, por meio do Programa Viva Maranhão, bem como a construção de 50 pequenas barragens. Ele também anunciou mais estradas para região. “Logo, iremos assinar ordem de serviço para a estrada que liga Cujupe, Pinheiro e Santa Helena, e a realidade da Baixada será outra”, afirmou.

O maior problema da comunidade é a estrada que liga o povoado à cidade de Matinha. As carretas com ração ficam atoladas toda semana e tem dificultado o escoamento da produção. A comunidade pediu a construção da estrada ao secretario. À comunidade de Itans, Luis Fernando informou que incluirá o povoado no programa de pavimentação de estradas. “Trabalhamos com responsabilidade e não com promessas. Trabalhamos com orçamento que já foi fechado para este ano, mas ano que vem incluiremos a estrada de Itans e faremos esse sonho de todos, se transformarem em realidade, a exemplo do que estamos fazendo em outras regiões do estado”, garantiu. O presidente da comunidade disse ao secretário, que se a estrada não fosse de asfalto eles não aceitariam.

O prefeito Marcos Robert agradeceu e lembrou que a parceria do Governo do Estado, se estende a outras áreas, a exemplo da saúde. Em breve o município receberá um hospital construído pelo governo. “É uma grande satisfação receber o secretário Luis Fernando neste Dia de Campo. Aproveito a oportunidade para agradecer a parceria com o Governo do Estado”, pontuou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário