sexta-feira, 7 de junho de 2013

Centenas de Pessoas lotam Campus da UFMA durante a Conferência do Meio Ambiente em Bacabal

A Conferência Regional de Bacabal, que está sendo realizada, nesta quinta-feira (6/6), desde às 7:30h, na Universidade Federal do Maranhão Campus III, Avenida João Alberto, s/n, Bairro Bambu, em Bacabal,   foi aberta pelo Secretário Adjunto de Recursos Ambientais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, Antônio César Carneiro de Souza, representando o titular da pasta, Victor Mendes.
Na abertura dos trabalhos, Carneiro ressaltou que as conferências têm como um dos objetivos despertar à atenção de todos para a necessidade urgente de se melhorar o grau de sustentabilidade de nossas ações desde o consumo de alimentos, bens e serviços. “O processo de urbanização, por exemplo, é um problema para as cidades devido à grande quantidade de resíduos que gera. Precisamos educar para o consumo e para outras ações porque a destinação incorreta do lixo gera uma série de problemas para todos”, ressaltou. Carneiro também destacou que discutir o tema de forma aprofundada é providencial, especialmente, durante a semana em que se comemora o Dia do meio Ambiente.
Em seguida, o Prefeito Municipal de Bacabal, José Alberto Veloso, destacou a importância do município sediar uma das etapas regionais da Conferência do Meio Ambiente para qual foram mobilizados representantes de vinte e quatro municípios (24).  
A coordenadora de mulheres e jovens do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bacabal, Silvana Moraes, ressaltou a importância das mulheres, dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e de toda sociedade civil, participarem de espaços de discussão como os que estão sendo oportunizados pela conferência do meio ambiente.
A Promotora de Justiça de Bacabal, klycia Luíza Castro Menezes, lembrou no pronunciamento dela que é dever de todos preservar o meio ambiente. “Não podemos deixar que as nossas riquezas sejam destruídas em função do dito desenvolvimento com muito desmatamento e agressões ao meio ambiente na região”, disse. A representante do Ministério Público ressaltou ainda que o evento trate de um grande problema ambiental que são os resíduos sólidos. “A lei previu que municípios e estados elaborassem seus planos de gestão de resíduos até agosto de 2012 e muitos não cumpriram. Espero que os participantes da conferência de hoje tenham um dia bastante produtivo e peço que os senhores estejam mais sensíveis às causas do meio ambiente”, complementou.
O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Bacabal, Inaldo Nascimento, destacou as dificuldades que as secretarias municipais têm em se estruturarem. “Espero que a conferência gere propostas que possam ser utilizadas pelo município na gestão ambiental”, disse. Já o representante do Comitê Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Médio Mearim, de Pedreiras (formado por 16 municípios) abordou a importância de se buscar soluções para problemas que atingem os recursos hídricos do estado. “A conferência é importante porque ainda não temos uma solução para os resíduos sólidos. Ainda não temos tratamento, não existe nenhum aterro sanitário. Por isso é urgente que se discuta o problema e que se proponha soluções. Todos sofrem com a destinação incorreta do lixo, principalmente, o meio ambiente e as nossas bacias hidrográficas”, advertiu.
O representante da Assembleia Legislativa do Maranhão no evento, o Deputado Estadual do PMDB, Roberto Costa, destacou a importância do debate em torno do tema em consonância com o atual momento de desenvolvimento pelo qual passa o estado. “O Estado tem atraído vários empreendimentos e há uma preocupação em aliar o desenvolvimento com a sustentabilidade. A conferência dá subsídios para o crescimento e desenvolvimento com sustentabilidade”, ressaltou.
 Palestra e discussões em grupos de trabalho
Para fomentar ainda mais os debates em torno do tema o Prof. Dr. em Ciências da Engenharia Ambiental, Ozelito Possidônio de Amarante Júnior, foi bastante provocativo na palestra “Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos: redução de impactos ambientais”, que antecedeu as atividades dos grupos de trabalho.
“Quem é responsável pela produção do lixo? Nós. Então como reduzir, reutilizar e reciclar?”, questionou. Com essas indagações Ozelito Júnior quis destacar a necessidade de atitudes mais conscientes e sustentáveis. O especialista também destacou que, aproximadamente, sessenta por cento (60%) dos resíduos levados para os aterros ainda são restos de alimentos que poderiam ser utilizados para produção de adubos. E, na tentativa de sensibilizar o público para os problemas gerados pelos resíduos e para a contribuição de cada pessoa na geração desses problemas e produção de possíveis soluções, Ozelito Júnior lembrou a todos que a reciclagem pode gerar emprego e renda. 
Em seguida os participantes foram divididos em quatro (4) grupos de trabalho nos subeixos: Produção e Consumo Sustentáveis,Redução dos Impactos Ambientais, Educação Ambiental e Geração de Emprego e Renda. O mais movimentado deles foi o de Redução dos Impactos Ambientais. As discussões, elaboração e escolha das propostas pelos Grupos de Trabalho e pela plenária da Conferência Regional serão realizadas até o fim da tarde. O evento será encerrado no início da noite com a eleição de vinte (20) propostas e de cinqüenta e quatro (54) delegados. Eles deverão participar da IV Conferência Estadual, de 3 a 5 de setembro de 2013, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.
Ao todo mais de duzentas e quarenta (240) pessoas participam da Conferência Regional de Bacabal. Entre elas, estão integrantes de movimentos sociais, associações e cooperativas de catadores, profissionais da reciclagem, organizações não governamentais, entidades, empresas, instituições de ensino e pesquisa, comunidades tradicionais, indígenas e representantes do Ministério Público e dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Elas foram mobilizadas em vinte e quatro (24) municípios. São eles: Bacabal, Bernardo do Mearim, Bom Lugar, Esperantinópolis, Igarapé Grande, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Lago Verde, Lima Campos, Marajá do Sena, Olho D'Água das Cunhãs, Paulo Ramos, Pedreiras, Peritoró, Pio XII, Poção de Pedras, São Luís Gonzaga, São Mateus do Maranhão, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Satubinha,  Trizidela do Vale e Vitorino Freire.
Além da grande presença do público a Conferência Regional do Meio Ambiente em Bacabal foi a que contou com a programação mais diversificada até o momento. Antes dos debates houve a apresentação de uma banda de música e de um grupo teatral da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário