sábado, 8 de junho de 2013

Bequimão: fase preparatória para Conferência Nacional das Cidades

Prefeito prefeito Zé Martins preside mesa da I Conferência Municipal das Cidades no município de Bequimão
A primeira fase dos diálogos com a sociedade bequimãoense sobre os desafios da política de desenvolvimento urbano foi realizada na última quinta-feira (30), na I Conferência Municipal das Cidades – Bequimão/MA.
Com o tema “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já!”, o evento foi promovido pelo Conselho Nacional das Cidades e Ministério das Cidades, em parceria com a Prefeitura Municipal de Bequimão.
Nessa etapa preparatória, foram eleitos delegados que participarão da Conferência Estadual. São esses representantes que defenderão as demandas da população local, no que diz respeito à promoção de moradias dignas, saneamento, regularização fundiária e planejamento urbano. As conferências municipais e estaduais são preparatórias para a 5ª Conferência das Cidades, que acontecerá em Brasília, entre os dias 20 e 24 de novembro.
Os debates foram conduzidos pela conselheira titular do Conselho das Cidades, a assistente social Núbia Maria Sousa, e pelo conselheiro estadual, o geógrafo Nonato Moraes, que ministraram palestras sobre a dinâmica e os objetivos da Conferência.
Na cerimônia de abertura da Conferência Municipal, o prefeito Zé Martins destacou a relevância de consultar a população do município, para que sejam identificadas suas reais necessidades. Para o secretário de Articulação Institucional e Projetos Especiais, Sidney Bouéres, o evento proporcionou um exercício pleno de cidadania. “Esse é um momento histórico para Bequimão. Mostramos que temos uma sociedade civil organizada e que podemos discutir políticas publicas em alto nível”, afirmou.
Sidney Bouéres tomou a dianteira na articulação com o Ministério das Cidades, assumindo os trabalhos iniciados pelo ex-secretário da pasta e atual secretário de Saúde, Bastico Moraes. O secretário de Meio Ambiente, Edmilson Pinheiro, também contribuiu na organização da Conferência.
a

Nenhum comentário:

Postar um comentário