quinta-feira, 20 de junho de 2013

Aconteceu: Feira Tecnológica de Ovinos e Caprinos em São João Batista e recebeu apoio do SEBRAE

A segunda edição da Feira Tecnológica de Ovinos e Caprinos, realizada no período de 14 a 16 de junho, pela Associação dos Produtores e Produtoras de Ovinos e Caprinos de São João Batista do Maranhão (APPOC), em parceria com o SEBRAE Maranhão e Prefeitura Municipal, reuniu criadores de toda a região da Baixada Maranhense.
Pegando carona nas comemorações do 55º aniversário do município, o evento contou com vasta programação, incluindo clínicas e oficinas tecnológicas, shows culturais, concurso de laço do bode e rodadas de negócios.
Os participantes tiveram a oportunidade de fazer um intercâmbio de conhecimentos e tiveram contato direto com a experiência e a tecnologia desenvolvida na região através do projeto SEBRAE Maranhão no Território da Cidadania da Baixada Ocidental, que tem como propósito introduzir inovações tecnológicas, gerenciais e comerciais na cadeia produtiva da ovinocaprinocultura.
A atividade vem se destacando a cada dia na Baixada Maranhense, especialmente através das ações de capacitação promovidas pelo SEBRAE, tornando a região uma referência em ovinocaprinocultura no Maranhão.
Capacitações - As clínicas e oficinas tecnológicas foram ministradas pelos consultores Antônio Bernardo Lobo, médico veterinário que apresentou um inovador sistema de produção de ovinos e caprinos em pasto rotacionado; e pelo zootecnista João Carlos de Moura, que apresentou uma oficina sobre manejo de espécies forrageiras; além do médico veterinário Claudio Felipe, que realizou procedimentos sanitários com os animais que estavam sendo expostos.
A culinarista Tia Neide ensinou um grupo de mulheres da cidade a elaborarem pratos à base de carne caprina e ovina, em oficina especial também oferecida no evento.
A Unidade Regional do SEBRAE Maranhão em Pinheiro, que atende municípios da baixada Maranhense, informa que este modelo de evento está sendo apoiado pelo pela instituição há mais de quatro anos e a partir de então a criação de ovinos e caprinos tomou novos rumos, viabilizando o aumento do rebanho, o melhoramento genético dos animais e, consequentemente, o aumento da renda do pequeno criador.
Projeto SEBRAE-MA no Território da Cidadania da Baixada Ocidental
Busca sustentabilidade da cadeia produtiva baseada da ovinocaprinocultura em eixos estruturantes, como orientação técnica e pesquisa, promoção da segurança sanitária, organização e mobilização social, gestão de empreendimentos e comercialização. Nesse sentido, outras ações estão sendo desenvolvidas paralelamente como a visita técnica de consultores à propriedades.
As atividades também procuram integrar outros projetos existentes na região, gerando impactos sociais e econômicos na Baixada Maranhense positivos, estimulando e incentivando novos criadores de caprinos e ovinos na região.  
De acordo com David Felipe, gestor do projeto, o trabalho de orientação no campo para os pequenos criadores de caprinos e ovinos possibilita o aumento da renda dos clientes Sebrae e dinamiza a economia local de oito municípios – São João Batista, São Bento, Bequimão, Palmeirândia, Mirinzal, Central do Maranhão, Santa Helena e Turilândia.
“Há alguns anos a ovinocaprinocultura despontava na Baixada Maranhense, como um desafio”, esclareceu o gestor. Ele conta que o cenário foi o apontado por um estudo de mercado desenvolvido pelo SEBRAE e apresentado pelo consultor Adão de Souza, onde foi destacada a necessidade do comprometimento de todos os envolvidos no processo com vistas a estabelecer diretrizes, cumprir metas e articular os participantes da cadeia produtiva.
“O mercado acena com grandes oportunidades, mas somente através de uma atividade organizada, a Baixada Ocidental poderá se inserir de forma competitiva nessa atividade”, ressaltou o documento.
São aproximadamente 120 criadores que estão sendo beneficiados com o trabalho. A ação é desenvolvida nos eixos temáticos: sanidade animal, nutrição animal e gestão da propriedade. Dentro de sua missão, o SEBRAE está capacitando e preparando os criadores na melhoria da competitividade desses animais.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário