quinta-feira, 23 de maio de 2013

Matinha se destaca novamente e é o maior produtor de peixes do Maranhão com o grupo GM

O município de Matinha na região da Baixada se destaca novamente, agora pela produção de peixes. Isso graças à sua posição geográfica, e persistência e visão daqueles que há muitos anos começaram a introduzir e melhorar o rebanho bovino da região. O grupo GM, comandado pelo empresário Altevir Mendonça. O grupo já vê na criação e produção de peixes a sua maior fonte de renda nas fazendas do grupo. “O peixe com seis meses estar pesando 1.300  UM QUILO E trezentas gramas, o gado leva nove meses para parir e depois mais no mínimo dois anos para se vender. O lucro do peixe é de 60% o do gado só chega a 20%, garante Alfredo Mendonça um dos sócios do grupo”.
As fazendas antes cobertas de pastos e gado, vão dando lugar á imensos lagos e grandes açudes. Que garantem a maior produção de peixes do interior do Maranhão. Os peixes que já faltam nos grandes lagos da região, matam a fome de todos, produzidos em grandes e pequenos açudes no município de Matinha, a ideia se espalhou pelo município. Há dois anos, os grandes lagos não garantem mais aos pescadores a sustento das suas famílias, a maioria já tem apelado para outras profissões. Garante o pescador Marcelo.
A estrutura para a criação e produção de peixe só cresce nas fazendas do gruo GM, e os investimentos são cada vez maiores. Só de tubulação, são mais de 2.500 metros de canos que garante o manejo das águas sem prejuízo da localização dos açude. Confirma o gerente Joel. Um dos pontos que mais chamam a atenção, na produção do peixe no município de Matinha é a diversidade do peixe e os tipos que se adaptaram bem na região. A Curimatã, o tambaqui, o Pintado, o mandi, o tambacú e a Tilapia, são algumas das espécies produzidas nos laboratórios e criados nos açudes da fazenda.
São tipos de peixes que recebem desde o laboratório até os tanques um tratamento que garante aos consumidores um peixe de qualidade. Nas fazendas do grupo GM, todo processo é acompanhado de perto, isso garante aos consumidores e aos trabalhadores a satisfação em todo processo de produção do pescado. Durante todo processo, desde a retirada dos peixes dos tanques, até a chegada aos supermercados, os peixes são sempre bem cuidados. Na produção nada foge ao controle de qualidade. Até os peixes menores, recebem um outro tratamento, o da retirada do fel, para chegarem aos consumidores com qualidade. No final ele é colocado em caixas, pesado, cobertos de gelo e seguem em caminhões frigoríficos para supermercados da capital e do Estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário