quarta-feira, 10 de abril de 2013

Entidades homenagearão o 83º aniversário de José Sarney

Fundação da Memória Republicana Brasileira, em parceria com a Academia Maranhense de Letras (AML), realizará nos dias 10, 11 e 12 deste mês, no Convento das Mercês, o primeiro de uma série de seminários literários, a serem promovidos pela instituição. A atividade tem como objetivo difundir a produção literária dos escritores e intelectuais maranhenses, com ciclos de palestras e exposições. O Seminário Literário vai homenagear o imortal da Academia Brasileira de Letras e patrono da Fundação, José Sarney, que completará 83 anos no dia 24.
Na quarta-feira (10), primeiro dia do evento, às 17h, o escritor membro da AML Sebastião Moreira proferirá a palestra Sarney, um homem de Letras, em que fará uma síntese da vida acadêmica do homenageado, ressaltando sua contribuição para o cenário literário do
Maranhão e do Brasil. Na quinta-feira, (4), o professor e pesquisador Dyêgo Martins tecerá comentário sobre o prelúdio da carreira do ex-presidente como romancista. Já a escritora e imortal da AML, Ceres Costa Fernandes, destacará a obra em prosa do ex-presidente do país, em palestra no dia 12.
A presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira, Anna Graziella Costa, destaca a realização do evento como parte importante do cumprimento das finalidades institucionais de incentivo a estudos e projetos de
natureza cultural.  
“Este primeiro Seminário Literário integra um calendário fixo da FMRB, que prevê a realização de vários outros eventos de natureza cultural e educacional. A população tem à sua disposição um espaço, datado do século XVII, que revela parte significativa da História do Maranhão, sendo muito bem utilizado para debates intelectuais e de fomento à pesquisa sobre a farta produção literária dos escritores maranhenses”, explicou.
Além dos debates 
O evento promoverá também, na quarta-feira (10), a exposição A vida intelectual de José Sarney, patrono da Fundação da Memória Republicana Brasileira, que ficará em aberta ao público até o dia 10 de maio. A mostra apresentará por meio de peças dos quatro acervos da FMRB um panorama da trajetória literária do escritor maranhense, que incluirá desde a exposição de exemplares de livros publicados pelo autor até a exibição de um vídeo com imagens de encontros do homenageado com importantes nomes da literatura mundial.
 Do acervo museológico, estão a réplica do fardão da ABL, usado por José Sarney, além do seu diploma como imortal da Academia, onde ocupa atualmente a cadeira de nº 39, que pertenceu ao também maranhense Graça Aranha e a Santos Dumont. Também estará na exposição à toga usada pelo ex-presidente na solenidade em que lhe foi conferido o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra e os medalhões das Tradições de Coimbra, ofertados a ele durante a solenidade.  
“Também selecionamos desse acervo algumas charges, caricaturas e gravuras, publicadas em diversos jornais do País, que retratam parte da história literária de José Sarney, bem como alguns episódios importantes do período em que ele esteve na Presidência do Brasil”, informou a chefe de museologia da FMRB e uma das curadoras da exposição, Lenir Pereira.
Do acervo textual, serão expostos manuscritos de poemas, os discursos de posse na AML e na ABL e jornais que registraram fatos importantes da carreira acadêmica de Sarney. Já do acervo bibliográfico foram selecionados livros do escritor em língua portuguesa, além de publicações em outras línguas para as quais suas obras foram traduzidas, com destaque para Saraminda. As obras estão disponíveis para consulta e leitura na Biblioteca Padre Antônio Vieira, na FMRB.
“Nós também produzimos um vídeo com registros fotográficos e em áudio do homenageado na tentativa de trazer uma dinâmica para a exposição. O vídeo traz fotos de encontros do homenageado com o escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez e com um dos mais importantes escritores modernistas brasileiros, como Jorge Amado, Rachel de Queiroz e Ferreira Gullar. Essas são imagens que estão em nosso acervo e foram digitalizadas para que a população tivesse acesso”, contou Sueli Barbosa, chefe do acervo audiovisual da FMRB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário