quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

SEMA lança programa de compensação florestal


O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), lançou nesta terça-feira (05) o Programa de Compensação e Reposição Florestal na Ilha de São Luís. O programa que tem a preocupação de equilibrar o crescimento do Estado, com a preservação do meio ambiente foi lançado pelo vice-governador Washington Luiz Oliveira e pelo secretário de Meio Ambiente, Victor Mendes.
Washington Luiz fez questão de destacar a importância do programa da SEMA para a sustentabilidade do Maranhão, buscando a parceria com a iniciativa privada e a sociedade civil. “Essa ação demonstra um exemplo da parceria exitosa entre o público e o privado para o desenvolvimento do Maranhão. Todos precisam agir juntos para equilibrar desenvolvimento e a preservação ambiental. Que essa parceria sirva de exemplo para todo o Maranhão”, observou.
Já o secretário Vitor Mendes ressaltou o reconhecimento que a governadora Roseana vem dando à SEMA, como o exemplo da criação da Superintendência de Áreas Protegidas, para atuar diretamente na conservação de áreas ambientais. Sobre o programa de compensação, o secretário informou que serão plantadas nas áreas do Rangedor e do Bacanga cerca de 400 mil mudas, em quase dois anos. “Isso representa um renascimento para essas áreas e, também, aumenta a responsabilidade do poder público de manter e dar a atenção devida”, enfatizou.
O Programa de Compensação e Reposição Florestal será iniciado, neste mês de fevereiro, na Estação Ecológica do Sítio Rangedor e, em outubro no Parque Estadual do Bacanga. Será realizado o plantio de 48 mil mudas na Estação Ecológica do Sítio Rangedor e 289 mil mudas no Bacanga, totalizando 337 mil mudas de espécies nativas, entre elas bacuri, pau d’arco amarelo, cajá e jacarandá. A escolha das espécies partiu de um levantamento feito nos locais que receberão as mudas e áreas adjacentes.
O plantio das mudas ocorrerá no primeiro ano do programa e a manutenção e a reposição de mudas nesses locais serão realizadas nos dois anos seguintes. Na Estação Ecológica do Sítio Rangedor o Programa de Compensação e Reposição Florestal será implementado em uma área de cerca de 25 hectares. Já no Parque Estadual do Bacanga será em uma área de 166 hectares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário