terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Guimarães pode ter nova eleição



A candidata Mary Jane Guerreiro (PSL) deve entrar na Justiça Eleitoral nos próximos dias questionando a eleição de Nilce Farias (PMDB) prefeita de Guimarães.
Nilce substituiu o irmão, Artur Farias, barrado pela Lei da Ficha Limpa. Ele manteve a candidatura até o último momento e a troca de candidatos deu-se apenas no dia 6 de setembro, menos de 24h antes da eleição. Por isso, os advogados de Mary Jane devem utilizar o argumento de que houve má-fé dos dois adversários.
Tecnicamente, a lei não prevê prazo para substituição de candidaturas majoritárias, tendo o TSE entendido que pode ser feito a qualquer tempo antes das eleições. Ou seja, até as 19h da véspera, quando fecha o cartório. Mas isso não pode ser usado para fraudar o processo.
A fraude, tem entendido a Justiça, ocorre quando o candidato sabe que não poderá disputar a eleição, mas mantém a candidatura apenas para usar seu nome e sua força politica em favor de quem, no fim das contas, o substituirá. Além disso, há o fato de que, às vésperas da eleição, já não se muda mais a foto e o nome inseridos nas urnas eletrônicas.
É exatamente o que parece ter acontecido em Guimarães. Ou, pelo menos, é disso que os advogados da candidata derrotada tentarão convencer os juízes que atuarão no caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário