segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A mulher mais jovem eleita no Maranhão 21 anos, derrota a prefeita esposa de Remy Trinta em Araiose


No dia 1º de janeiro de 2013, a banda de forró Garota Safada fará um show aberto ao público no município de Araioses, a 306 km de São Luís. O motivo é a posse da mulher mais jovem a ser eleita prefeita no Maranhão. Valéria Leal (PR), de 21 anos, vai comandar, a partir dessa data, a administração daquela cidade. Ela, segundo o TSE, está entre os inscritos mais jovens que foram eleitos no 1° turno das eleições.
(Correção: o G1 informou incorretamente nesta quinta-feira (25) que a prefeita eleita de Araioses, Valéria Leal (PR), é a mulher mais nova a assumir o cargo no país a partir de 1° de janeiro de 2013. Na verdade, ela é a mais jovem prefeita eleita no Maranhão. O erro foi corrigido às 13h19).
Com jeito adolescente e medindo apenas 1,50 m de altura, Valéria fez uma campanha foi voltada justamente para conquistar os eleitores de sua faixa etária. Para isso, a então candidata fez versões de seu jingle em ritmos populares como forró, brega, axé, dance e até mesmo estilo romântico. Os hits ‘Vida de Empreguete’, da novela ‘Cheias de Charme’, e ‘Só se for gelada’, da banda Aviões do Forró, também ganharam releituras na busca pelo voto.
Ao G1, a futura prefeita contou ter surpreendido os colegas com a decisão de entrar na política e trancar o curso de odontologia em uma faculdade particular de São Luís. “Meus amigos me chamaram de louca logo quando contei a eles, mas depois me apoiaram”, disse.
Ela não esconde que atendeu a um pedido do pai para disputar as eleições deste ano. Manin Leal – atual prefeito do município de Santa Quitéria – não podia candidatar-se, já que está no segundo mandato consecutivo naquela cidade.
Durante a campanha, Valéria usou o nome ‘Valéria do Manin’, para ter sua imagem ligada à do pai. “Meu pai é natural de Araioses, e esse era o seu sonho. Então, decidi eu mesma realizá-lo. Mas não quero ser igual a ele, quero ser melhor”, afirmou a futura prefeita.
Além disso, a jovem conta com o apoio da mãe. Ivonice Leal é vereadora em Santa Quitéria. Em 1997, ela ficou paraplégica, quando levou um tiro na coluna em um suposto atentado. Segundo a família, o ocorrido teve motivação política. Valéria, entretanto, não se intimida com o mundo em que está prestes a adentrar e diz sentir-se confiante no novo cargo. “Tenho o povo ao meu lado”, afirmou.
No último dia 7 de outubro, ela foi eleita, no 1º turno, com 55,22% dos votos válidos. A novata derrotou, além de outros candidatos, a atual prefeita candidata à reeleição, Luciana Trinta (PDS), de 39 anos.
Projetos e dúvidas
Passada a disputa e agora eleita, Valéria fala em investir na infraestrutura de Araioses, cidade que tem o 6° pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. “Quero melhorar a questão do saneamento e abastecimento de água, coisas que as pessoas mais reclamam”, disse.
Além disso, diz querer estabelcer uma Secretaria de Juventude, para ouvir a opinião dos jovens. Também pretende criar a ‘Bolsa Valéria do Manin’, auxílio inspirado no ‘Bolsa Família’ do ex-presidente Lula, que ela cita como um de seus modelos políticos. “Admiro o Lula porque ele veio de uma família pobre e se destacou ajudando a população”, ressaltou.
O fato de ter que comandar homens e pessoas mais velhas na liderança da prefeitura não assusta Valéria. “Não acredito que terei dificuldade, as pessoas não são tão difíceis. Basta que você dê a elas uma tarefa”, disse.
Porém, apesar do entusiasmo com o novo cargo, ela não está certa de que seguirá o caminho da família na política permanentemente.
Valéria revelou que, depois de seis meses, pretende retomar a faculdade e conciliá-la com a prefeitura. “Gosto da política, mas penso em ser dentista ainda. Não tenho certeza sobre a carreira que realmente vou ter no futuro”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário