sexta-feira, 13 de julho de 2012

Luciano Genésio: deputado com prazo de validade vencido


O suplente de deputado estadual Luciano Genésio (foto), do PCdoB, assumiu o mandado na Assembleia Legislativa no início do mês com a licença de Luciano Leitoa (PSB).
Oficialmente, deveria passar quatro meses no cargo, visto que a saída de Leitoa se dará por 121 dias. Mas o representante de Pinheiro ganhou o que se pode chamar de um mandato com prazo de validade vencido.
Explica-se: a coligação “Muda Maranhão” tem atualmente dois suplentes no exercício do mandato – além de Genésio, Othelino Neto (PPS) também assumiu vaga na casa. Ocorre que o comunista é o segundo suplente e o deputado estadual Rubens Pereiria Júnior (PCdoB), que saiu para a entrada de Othelino, volta dia 13 de agosto.
Mas o retorno de Rubens Júnior não implica na saída de Othelino e sim do próprio Luciano Genésio, justamente porque é ele o segundo suplente. O popular-socialista segue na AL em virtude do afastamento de Luciano Leitoa.
Ou seja: o deputado que deveria passar 121 dias na Casa, passará pouco mais de trinta, doas quais pelo menos um terço serão em recesso parlamentar.
Por outro lado, Othelino Neto, que deveria passar só os quatro meses, ganha pelos menos mais três à frente do mandato.
Parece que esqueceram de contar esses detalhes a Luciano Genésio antes de fazê-lo fechar alguns acordos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário