sábado, 9 de junho de 2012

Pinheiro ganha curso de medicina do MEC e UFMA deverá colocar em funcionamento até 2013.

Depois de muitos anos de luta do ex. prefeito Filuca, do deputado Victor Mendes com o reitor da UFMA Natalino Salgado que adotou o pedido e fez o projeto que foi levado ao presidente do Congresso Nacional José Sarney, a UFMA de Pinheiro teve  aprovado pedido pelo MEC e vai ganhar 40 vagas que deverão funcionar até final de 2013. É uma luta de muitos anos, de muitas idas e vindas a Brasília, de muitos pedidos ao nosso eterno presidente José Sarney. Disse Filuca.

Ministério da Educação autoriza criação de novos cursos de Medicina em todo Brasil inclui Pinheiro.

Ao todo, serão abertas 1.615 vagas em diferentes câmpus de 23 instituições. Autorizações publicadas no Diário Oficial da União fazem parte de plano de expansão do curso no País

O Ministério da Educação publicou, nesta sexta, autorização para que 23 instituições federais ampliem as vagas ou criem novos cursos de Medicina em seus campus. A portaria está no Diário Oficial da União e faz parte dos trâmites do projeto de expansão da carreira no País.
Na terça-feira, o ministro Aloizio Mercadante anunciou detalhes do projeto que pretende criar 2.415 novas vagas em graduações de Medicina até o final do ano que vem. Segundo Mercadante, o objetivo é melhorar a distribuição dos médicos pelo País, estimulando a interiorização deles. Por isso, a maior parte das vagas novas se concentra no Norte e no Nordeste.
Na quarta-feira, o MEC também autorizou a criação de 800 vagas em cursos da rede privada, segundo que 280 delas ficarão no Norte e Nordeste. Mercadante garantiu que a ampliação só ocorrerá em instituições que demonstrarem capacidade de ampliação do curso e tiverem pareceres favoráveis do Conselho Nacional de Saúde e do Conselho Nacional de Educação.
CONFIRA AS INSTITUIÇÕES CONTEMPLADAS:
Públicas em cursos existentes 

Universidade Federal do Maranhão (UFMA), câmpus São Luiz: 40 vagas

Total: 355 vagas

Públicas em cursos novos 
Universidade Federal do Maranhão (UFMA), câmpus Imperatriz: 80 vagas
Universidade Federal do Maranhão (UFMA), câmpus Pinheiro: 40 vagas

Total: 1260 vagas

Um comentário:

  1. Bom dia meu gracioso amigo, Paulinho Castro. Estou ciente de que ja dispomos do curso de medicina em Pinheiro, e queria saber se junto com o curso de medicina virá o curso de Educação Física?
    Tenha um bom dia e desde ja agradeço
    Elizandra Ferreira Soares

    ResponderExcluir