terça-feira, 5 de junho de 2012

Maranhão tem 30 parlamentares recebendo no Congresso…


A bancada do Maranhão no Congresso Nacional é representada por 18 deputados e três senadores. Mas atualmente, o contribuínte do país paga salário a 30 parlamentares maranhenses.
São os 21 titulares e mais sete suplentes que exercem mandato temporário.
Pelas regras do Congresso, o parlamentar que se afasta para “tratamento de saúde” pode continuar recebendo a íntegra dos seus vencimentos. É o caso, por exemplo, de Ribamar Alves (PSB) e Cléber Verde (PRB).
Mas a Câmara também paga o mesmo salário aos suplentes que estiverem exercendo o mandato no período de licença dos “doentes”. Exemplo: Simplício Araújo (PPS) e Ricardo Archer (PMDB).
Já aqueles que se licenciam para assumir cargos nos governos federais ou estaduais, pondem optar pelo salário parlamentar - o que sempre fazem, já que o valor é maior que o de ministro ou secretário.
Neste grupo estão os senadores Edison Lobão e João Alberto de Souza (ambos do PMDB), além dos deputados Gastão Vieira (PMDB) e Pedro Fernandes (PTB).
Os suplentes de todos eles – Clóvis Fecury (DEM) e Edinho Lobão (PMDB), no Senado; Chiquinho Escórcio e Costa Ferreira (PSC), na Câmara – também recebem os vencimentos integrais.
De todas as licenças da bancada federal, apenas a de Edivaldo Holanda Júnior (PTC)  ainda não foi esclarecida - se para tratamento de saúde (o que garante o salário) ou para tratar de assuntos particulares (o que, em tese, suspende a remuneração).
De uma forma ou de outra, seu suplente, Weverton Rocha (PDT), recebe o salário integral de deputado federal.
E o povo brasileiro paga toda a conta…

Nenhum comentário:

Postar um comentário