sexta-feira, 25 de março de 2011

DE OLHO NOS POLÍTICOS

Ex. secretária chateada com o seu prefeito

A ex.secretária da saúde Sheila ficou muito chateada com o prefeito Zé Arlindo, não somente pela demissão já anunciada há muito tempo, como também por não ter dado nem um telefonema na morte da sua mãe. Sheila não esperava tanta consideração por parte do prefeito.......

Faixas espalhadas pela cidade

Na véspera do carnaval os aliados do prefeito Zé Arlindo espalharam faixas na cidade acusando o ex. prefeito Filuca e pedindo a devolução do dinheiro do Fundeb. Eles tentam de todos os modos atingir o ex. prefeito Filuca. O mentor de tudo, dizem é o ex. secretário de governo de Filuca....

Sinais de traição em P. Sarney

O presidente eleito da câmara de Presidente Sarney o vereador Orlando se elegeu no grupo do prefeito Edson Cahgas. Fruto de um acordo entre os aliados. Orlado já se afastou e tem sido visto na companhia do ex. deputado Penaldon. Na eleição de deputado foi o único que não seguiu o grupo do prefeito Edson votou com Otelino. Os vereadores ligados a Edson que são maioria absoluta, já avisaram se houver traição vão cassar o presidente.

Na posse de Mareca

O prefeito Zé Arlindo esteve na posse do presidente da FAMEM Junior Mareca. Entrou mudo e saiu calado. Muitos estranham a forma sempre mansa do prefeito de Pinheiro. Dizem seus admiradores que o negocio dele não é falar é agir. Fica o tempo todo pensando no que fazer........

Acordo sem Greve em Pinheiro

Os professores da rede municipal de Pinheiro se reuniram e ameaçaram entrar em greve se não fossem atendidos com as suas reivindicações. A greve estava marcada para o dia 11. Antes o prefeito se reuniu com o sindicato atendeu todos os pedidos que estão na lei. Os professores comemoraram.

A promotoria e a exumação das crianças

O ministério Público ameaçou até fazer a exumação dos cadáveres das crianças mortas no Hospital Materno Infantil de Pinheiro. Numa semana foram 4 crianças mortas no hospital. O caso da mortandade de crianças revoltou a população e chamou a atenção da justiça de Pinheiro que pediu explicações.

Blocos dos Babões em Palmeirandia

O prefeito de Palmeirândia Coronel Eliberto mandou confeccionar muitas centenas de abadas para o pré-carnaval que acontece antes do carnaval no Brasil. Já é tradição em Pelmeirândia. Abre o carnaval da Baixada. O nome do bloco, acreditem, era: “os Babões”. Isso mesmo os Babões. Muitos vestiram outros ficaram com vergonha e não vestiram....

Pinheirenses de volta pra sua terra

Muitos pinheirenses já estão fazendo a volta pra sua casa. Só no Instituto Federal são dois professores e um diretor do Campos que já estão de volta na sua terra Pinheiro. As mudanças através da educação na implantação do IF e das universidades estão trazendo os pinheiresnses de volta da capital e de outras partes do Brasil pra seu aconchego em casa.

Um descuido pode gerar processos contra o vereador Estélio

No discurso inflamado e revoltado com a simples possibilidade de perder a vaga para o suplente irmão Adelson se o STF decidir que a vaga é dos partidos e não das coligações, levou o vereador Estélio na tribuna da câmara a deferir palavras racistas contra a vereadora e presidente da casa Concita. Aliados da vereadora querem a cassação do vereador por falta de decoro e dizem que caberia um processo por ofensas racistas contra a pessoa da presidente. Estélio se descupou na hora, mas, perdeu o trilho e escorregou no palavriado é o que basta dizem aliados da presidente.....

A secretária de saúde de Pinheiro na Igreja

A secretária de saúde de Pinheiro Sheila Cordeiro teria aproveitado a lotação da Igreja São José no meio de uma missa para dizer que este colunista é mentiroso e que não estaria a deixando trabalhar. Disse ela que eu seria a pessoa que estaria metendo medo nas pessoa para que não fossem parir no Materno Infantil e que lá é só maravilhas... Numa semana morreram 4 crianças no materno uma dela entregue numa caixa de papelão aos pais....causas das mortes o MP investiga! Um dos atuais diretores do Materno cavava buracos na Caema até pouco tempo..

Secretario Victor recebendo elogios pelo trabalho

O Secretario do Meio Ambiente deputado Victor Mendes apesar de enfrentar dificuldades dentro da Secretaria pelos vícios de pessoas que estavam há décadas fazendo e acontecendo, já começa a receber elogios de pessoas que conhecem o trabalho da CEMA. Uma boa equipe já faz a secretaria mudar de cara e cumprir verdadeiramente o seu papel.

Preocupação com os efeitos das drogas

Autoridades e a população já estão demonstrando preocupação com os efeitos que as drogas estão causando em Pinheiro. O problema todos sabem, é mais grave e serio do que aparenta ser. Até então todos faziam vistas grossas para o grave problema. Com as causas e os efeitos causados pela grande quantidade de usuários, os problemas já começam a atingir a grande maioria da população e ai ou se toma uma providencia agora, ou amanhã será tarde demais.

Consorcio juntando os prefeitos e aparecendo os benefícios

O Consorcio de prefeitos dos nove município do litoral Norte da Região da Baixada já começam a dar os primeiros resultados e despertar nos colegas de outras regiões o interesse pela união. É um exemplo a ser seguido no Maranhão. Ou agente se junta e busca soluções conjutas para os problemas ou vamos ficar vendo o bonde passando sem se conseguir nada. Disse um prefeito da região que não quis se identificar.

Edson em Brasília buscando benefícios

O prefeito Edson Chagas de Presidente Sarney passou mais de uma semana em Brasília. Eles tenta recuperar o tempo perdido em seu município. Centenas de projetos que vieram para P. Sarney e nunca chegaram na população. Ele que ver se recupera pelo menos o necessário. Busca com aliados projetos importantes para seu município.

Operação Águi prende 9 traficantes em Pinheiro


O 10º Batalhão da Policia Militar de Pinheiro realizou na madrugada de quinta-feira dia 17 de Março uma mega operação denominada Operação Águia. De posse de um mandato judicial cerca de 50 policiais invadiram várias casas do Beco do Inferno (um) do bairro Antigo Aeroporto próximo ao parque do povão. A operação durou cerca de duas horas, a policia prendeu 9 pessoas entre elas, Neuridete de Jesus Silva Gomes 22 anos, Benedita Pereira dos Santos 37 anos, Claudecy de Jesus Silva Gomes 18 anos, José Edmo Diniz França 24 anos, Ivanildo Silva Nascimento 44 anos, Adriano Pereira Ribeiro 22 anos, Inácio Diniz Fonseca 30 anos, Delton Santos Diniz Fonseca 27 anos, e Deusdete Dias 51 anos. Com eles a policia apreendeu 5 celulares, uma espingarda bate bucha, uma moto yamaha YBR, R$ 230,00, 300g de maconha e 182 cabeças de merla. O Major Bertoudo sub comandante do 10º batalhão da policia militar de Pinheiro comandou a operação e garantiu que a mais de 3 meses o beco já vinha sendo monitorado e que esse foi mais um tapa certeiro no combate ao trafico de drogas na cidade, segundo ele outras operações iguais a essa estão prestes a explodir em outros locais de Pinheiro.

Mais um assassinato na lista dos sem solução em Pinheiro


O crime aconteceu por volta de uma da tarde quando três elementos em uma motocicleta pararam em frente a casa do Sr. José Severino do Nascimento de 45 anos. Quem estava na porta era a sua esposa que recebeu o anuncio do assalto. Sem acreditar no que acontecia, a senhora se espantou e o Sr. Severino ouviu o grito da sua esposa, ao sair na porta e perguntar o que estava acontecendo foi alvejado com o primeiro tiro.
Mesmo baleado ele se atracou com um dos bandidos o que estava armado e ele deferiu mais um tiro que matou o seu Severino, confirmou a sua esposa. A rua do Bate Papo é pacata e sem movimento e a casa do senhor moto é de barro. Por conta disso ninguém entendeu até agora o motivo do assalto na casa de uma família pobre.
O corpo de bombeiro foi chamado e levou o corpo o Sr, Severino para o necrotério no Hospital Antenor Abreu. A policia Militar também foi chamada e apareceu no local fez algumas investigações e saiu à procura dos três elementos que saíram em disparada sem levar nada e deixando mais uma vítima estirada no chão. Para os que acompanham a criminalidade em Pinheiro é mais um caso que vai entrar na lista dos crimes insolúveis.

Polícia prende Toninho


A policia militar colocou na cadeia mais um assassino frio e cruel. Toninho na verdade é António de Jesus Teixeira, ele tem 32 anos e seu jeito de caboclo do interior é bem mais que um viciado em merla. Na noite desta segunda-feira a policia militar foi chamada para retirar um homem do forro de uma lanchonete no centro da cidade e assim o fez, mas ao chegar na delegacia descobriu-se que se tratava de Toninho, ele confessou ter assassinado pelo menos duas pessoas e praticado outros crimes.
O jeito aparentemente inocente do jovem criminoso, esconde um terrível jeito assassino que já está sendo chamado de serial killer da baixada. A delegada regional Dra. Laura Amélia, investiga pelo menos mais 4 assassinatos que foram cometidos por Toninho. O curioso foi a forma fria que ele confessou dois desses crimes, um no bairro do sete, quando matou a pauladas um viciado que pediu abrigo em sua casa e depois de tentar fugir da policia, era conhecido por Nenem e seu corpo foi encontrado depois de vários dias já em estado de decomposição dentro de um poço em um quintal de um vizinho de Toninho.
A outra confissão foi relacionada a outro viciado que tomava cerveja com ele o dia inteiro no povoado Agrovila no município de Palmeirandia; o homem não quis lhe dar uma das duas cabeças de merla que haviam comprado, Toninho também o assassinou a pauladas usou a droga e deixou o corpo no matagal sendo encontrado no dia seguinte.
Outro detalhe curioso, é que mesmo depois dos dois assassinatos ou dos seis, de acordo com a denuncia da policia, Toninho continuava andando livremente pelas ruas das cidades de Pinheiro e Palmeirandia.

Materno Infantil. Hospital ou Matadouro de crianças em Pinheiro




A saúde de Pinheiro não muito diferente do restante do Brasil, com o SUS falido realmente fica muito complicado para a maioria dos municípios do país. Mas o que é assustador na cidade de Pinheiro, são as mortes de crianças de forma inexplicável no Hospital Materno Infantil, logo ele que a alguns anos atrás recebeu o título de amigo da criança pelo UNICEF, exatamente porque o numero de mortes registradas chegou a zero. Mas essa história mudou, assim como a cidade também, dizem que uma empresa ou um município tem a cara de seu administrador. Com relação as mortes das crianças, essa semana o ministério publico se pronunciou, pediu empenho da Delegacia Regional na apuração dos casos que já foram denunciados e buscar os motivos em todos os casos, mesmo naqueles que os pais não procuraram a policia. Em se tratando de números, pra você ter uma idéia, só esta semana foram 4 crianças mortas.
A primeira da região do gama, estava tudo bem com a mãe até as 5 da manhã quando depois de uma noite inteira de internação a criança nasceu de parto normal, morta e a familia só soube por volta das 10:00h quando recebeu o lindo bebê em uma caixa de papelão. A segunda é de um bairro de Pinheiro, também a exemplo da primeira estava tudo bem com mãe, a família suspeitava que a mãe não podia ter a criança de parto normal, mas a médica insistiu até a menina passou da hora de nascer e morreu ainda na barriga da mãe.
A terceira chegou a nascer viva, a mãe recebeu alta médica e foi para a casa, mas a família percebeu algo estranho com o corte do umbigo da criança, era uma infecção; a menina morreu 4 dias depois no mesmo hospital Materno infantil. A última da semana era do município de Presidente Sarney, esta o Sistema Pericumã de Comunicação eo JCP não tiveram acesso, a direção do hospital escondeu até o último instante, mas soubemos que a criança foi tirada morta da barriga da mãe. Depois de tudo isso acreditem, a Pericumã ainda é acusada de ser a culpada por tantas mortes no Hospital Materno Infantil ou de mentirosa pela TV do prefeito. A secretária usou o intervalo da missa na Igreja São José de Padre Risso para acusar o nosso diretor Paulinho Castro que já pediu para Sheila renunciar, de mentiroso e o acusou de meter medo nas mães que não procuram mais o hospital materno infantil como medo de receber o filho morto dentro de uma caixa de papelão ou enrolado em um lençol. Até a gora a noticia é de que seis crianças teriam morrido no hospital em menos de 30 dias o que é um numero considerado absurdo.

10º Batalhão tem novo comandante


O corpo funcional do 10º Batalhão da Policia Militar da Baixada que compreende Pinheiro e mais 22 municípios da região se reuniu para receber o seu novo comandante. A solenidade aconteceu em frente do Batalhão no Bairro João Castelo e reuniu autoridades de Pinheiro e da Região e muitos convidados. A solenidade foi iniciada com o hino nacional, seguido de discursos de autoridades que reconheceram e agradeceram o trabalho do então comandante Major Bertoudo que substituiu o Coronel Furtado e que passava o comando para o tenente Coronel Ramos. Ele confirmou seu pedido para que o Major Beroudo continuasse como sub - comandante do Batalhão o que é um caso inédito na PM.
A solenidade de passagem de comando foi dirigida pelo Coronel Rosivaldo ex. comandante do 10º Batalhão em Pinheiro e filho de Bequimão. Rosivaldo ressaltou o trabalho do Major Bertoudo que volta ao posto de sub - comandante e disse da sua confiança no novo mandatário o Tenente Coronel Ramos. O novo comandante falou da sua expectativa e da sua esperança em continuar o trabalho dos seus antecessores, elogiou o trabalho do Major Bertoudo, que já está na galeria dos comandantes, pedindo a colaboração e parceria de todos os presentes para o desenvolvimento de um bom trabalho na região da Baixada.

Dom Ricardo laçou campanha da fraternidade em Pinheiro


A diocese de Pinheiro fez na catedral de Santo Inácio de Loiola, o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2011, cujo tema será “Fraternidade e a Vida no Planeta”.
Este ano o foco da campanha será as mudanças climáticas no mundo e o lema escolhido para inspirá-la foi extraído da carta aos romanos, quando São Paulo fala da criação e de sua constante mudança. “A criação geme em dores de parto”. Esse trecho fala do processo e compara a um nascimento à uma nova vida que surge e nós esperamos que o sofrimento da criação dê sempre resultados positivos.
As missas celebradas durante a Campanha trarão também reflexões sobre as mudanças climáticas no planeta e embora considere o tema polêmico a Igreja vai discuti-lo em sua amplitude com a sociedade.
Há cientistas que defendem que as mudanças em nosso clima são decorrentes de um processo de evolução, portanto não dependem tanto da intervenção humana e a dinâmica vai impondo essas transformações. No outro extremo temos uma linha de raciocínio que atribui essas alterações no clima, principalmente à Revolução Industrial”, enfatizou, enfatizou um bispo da Igreja Católica.
A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), faz uma ressalva para que a campanha não seja interpretada como uma visão econômica da questão ambiental. Em publicação, a CNBB destacou que a abordagem será mais abrangente. “É procurado mostrar uma relação entre a sociedade e meio ambiente e que essa relação não é mediada simplesmente pelo econômico”, diz a publicação.

São Bento ganha novo Fórum Eleitoral


Desembargadores, juizes, promotores, prefeitos, vereadores e muitos convidados estiveram em São bento participando da inauguração do novo prédio do Fórum de São Bento. O novo e moderno Forum eleitoral foi entregue pelo presidente do Tribunal de Justiça desembargador Raimundo Cutrim que falou do trabalho de modernização das sedes da justiça no interior do Maranhão. Isso vai garantir celeridade e conforto aos magistrados e principalmente a população.
O novo Fórum de São bento atende os municípios de São bento, Bacurituba, Peri-Mirim e Palmeirãndia. Na bonita solenidade, foi feita uma homenagem ao Desembargador aposentado e escritor Milson Coutinho que agradeceu e falou do seu trabalho na justiça do Maranhão e disse da sua alegria em receber essa homenagem em vida. Os juizes e promotores da comarca agradeceram as novas instalações e ressaltaram o empenho do presidente do Tribunal de Justiça e lembraram do trabalho feito na justiça e na literatura do homenageado Desembargador Milson Coutinho.

Prefeito Edson entrega escola no povoado Cocal



Nas véspera do carnaval o prefeito de Presidente Sarney Edson Chagas reuniu a comunidade de Cocal, com a equipe de educação, vereadores, secretários e muitos convidados para entregar uma bonita, moderna e equipada escola para a comunidade de Cocal. Era um sonho antigo desta população ter uma escola boa, disse a presidente da comunidade que também confirmou que antes do prefeito Edson e da secretária Margareth, as crianças não tinham carteiras, não tinham merenda, não tinham livros, a escola não tinha fogão, não tinha nem o botijão para fazer a merenda na casa dos professores ou zeladores era um abandono total. A comunidade e as crianças eram totalmente esquecidas. Completou.
A escola que foi reformada e ampliada que homenageia o morador Firmino de Jesus, conta agora com duas salas de aulas todas equipadas, cantina com fogão e material para servir a merenda, sala da diretoria com TV e computador, banheiros limpos e à disposição dos alunos e da comunidade de Cocal. Para o prefeito Edson é a realização dos compromissos assumidos em campanha. Para o vereador Nezinho que tem a maioria da sua família naquele povoado, vários foram os pedidos durante os 12 anos dos governos passados nunca fizeram nada. Foi só pedir e o prefeito Edson atendeu de pronto. A secretária Margareth disse em seu discurso que não seria possível se fazer e mudar a triste realidade do passado, em uma educação de qualidade sem uma escola desse tipo e a capacitação e motivação dos professores.

IF de Pinheiro já estar funcionando


O Instituto Federal do Maranhão IF de Pinheiro já está funcionando e atendendo neste primeiro momento cerca de 300 alunos com 5 cursos diferentes. O objetivo é atender em pouco tempo 1200 alunos, que é a capacidade do campos em construção em Pinheiro e em breve atender com cursos superiores que serão escolhidos pelas demandas de Pinheiro e da região. As aulas já foram iniciadas e os professores já começaram a trabalhar com alunos em oito turmas de Pinheiro, da baixada e de outras partes do norte e nordeste do Brasil. Natália Ramos é uma das alunas e veio de Santa Helena e já disse gostar do que está sendo oferecido para ela e para seus colegas no IF.
A professora Flavia Gurgel pinheirense que se juntou ao professor José de Ribamar Silva Filho e ao Diretor Edvaldo Moraes que escolheram voltar para a sua terra e ajudar e contribuir para o desenvolvimento de Pinheiro e Região; trabalham no oferecimento dos cursos de Edificações, Eletrotécnica, contabilidade e agronegócios nos turnos matutino, vespertino e noturno.
Os alunos selecionados pelos seletivos do IF são atendidos nas modalidades integradas, dos alunos que saíram do ensino fundamental direto para fazerem o ensino médio no IF e o sub - seqüente para quem já tinha concluído o ensino médio ou esteja em fase de conclusão. As obras do Campus estão em fase final na sua primeira etapa todo equipado. Os serviços deverão continuar na sua 2ª fase na construção de Ginásio Poli-Esportivo, piscinas e outras dependências da Escola.
Para o deputado Victor Mendes que visitou o Campos e acompanha de perto as obras e o seu funcionamento, o IF é uma parte importante da transformação que vive o município de Pinheiro e a região da Baixada na área de educação. “É o nosso sonho e a nossa bandeira de lutas que finalmente estar se tornando realidade”. Disse o deputado.

Escola Fundação Bradesco realiza o Nono ano de Ação Voluntária em Pinheiro.



A Escola Fundação Bradesco vem realizando um trabalho que merece os aplausos de toda a comunidade pinheirense e da Região da Baixada. Há nove anos ela realiza “O DIA NACIONAL DE AÇÃO VOLUNTÁRIA”. Com a ajuda de parceiros nas mais diversas áreas, a escola oferece um dia inteiro de lazer, cidadania e serviços graturitos.
Serviços dos mais variados são oferecidos gratuitamente, como tiragem de documentos, atendimento médico, tipagem sanguínea, doação de sangue, aquisição de documentos, corte de cabelo, dentre outros. Empresas das mais diversas áreas se apresentam em stands seus produtos e outras aproveitam o dia para conscientizar os consumidores como foi o caso da CEMAR e CAEMA. Mais de 20 mil atendimentos foram registrados este ano durante as sete horas que a escola esteve aberta ao publico no último domingo dia 20 de março.A ação acontece nas 40 unidades da Escola Fundação Bradesco espalhadas por todos os estados brasileiros, os alunos são envolvidos em todos os trabalhos e funciona como uma forma de inclusão, já que a escola atende mais de 2.200 alunos por ano só na cidade de Pinheiro e região nos cursos de ensino médio e profissionalizante e uma das etapas para ingressar na Fundação Bradesco é a comprovação da baixa renda familiar. O DIA NACIONAL DE AÇÃO VOLUNTÁRIA foi pensado da mesma forma que o projeto escolar, para atender quem realmente precisa. Os organizadores celebram o crescimento das ações em Pinheiro, do sucesso do evento e do numero de participantes e parceiros que a cada ano cresce e pode atender cada vez mais pessoas que precisam de desses tipos de serviços. Disse emocionada a diretora.

Consorcio Público une municípios do Litoral Norte da Baixada


A idéia é inédita no Brasil, pois é o primeiro e único Consorcio Público de municípios que se tem noticia no pais e foi idealizado para além de unir os prefeitos e os municípios da região, buscar soluções conjuntas para os problemas das populações dessa região. São nove municípios que atualmente tem como presidente o prefeito de Guimarães o Pe. Willame. A direção é rotativa. Os municípios sócios do consórcios são: Guimarães, Cururupu, Apicum Açu, Bacuri, Serrano do Maranhão, Central, Mirirnzal, Cedral e Porto Rico. Eles já estiveram varias vezes com a governadora Roseana que adorou a idéia e disse que dará total apoio para ajudar na busca de soluções para os problemas da região. O asfaltamento da estradas de bacuri a Apicu Açu e a de Porto Rico eles já contabilizam como conquistas do consorcio. Roseana determinou ao secretario da agricultura Cláudio Azevedo que coordene o trabalho do consorcio junto ao governo.
Reuniões com a governadora, reuniões com os secretários e reuniões em Brasília com deputados e ministros já estão acontecendo. Semana passada os prefeitos se reuniram novamente e no mesmo dia os secretários de agricultura dos municípios discutiram e elaboraram pleitos de soluções conjuntas que poderão beneficiar todos os municípios.
Uma verba de R$ 200.000,00 duzentos mil reais conseguida com o governo par o carnaval e dividida entre os municípios foi outra conquista do consorcio. Eles já pleiteiam e dizem que vão brigar pela ponte e pela estrada que liga Central a Bequimão.
No final do mês de março já estar marcada uma nova reunião dos prefeitos e do secretário Cláudio Azevedo em Guimarães. Antes os prefeitos irão a Brasília e vão estar com o Ministro do Turismo deputado Pedro Novais e com deputados da Bancada do Maranhão. Confirmou o prefeito presidente do consocio Pe. Willame.

Lideres da rebelião estão depondo em Pinheiro


A maioria dos lideres da rebelião que aconteceu na Penitenciária de Pinheiro estão voltando para depor no Fórum da cidade. O último que esteve em Pinheiro foi Amarelinho considerado pela policia e constatado pelas investigações como um dos principais lideres da rebelião ao lado de Ramiro, Preto e outros que estão sendo trazidos para prestarem depoimento à justiça.
Ramiro e seu comparsa Louro foram trazidos de helicóptero para depor em Pinheiro. Os outros estão sendo trazidos de viatura. A despesa de tudo isso está sendo paga por nos contribuintes. Alguns já deveriam ter ido para Penitenciarias Federais, mas, aguardam a conclusão de processos que estão na comarca de Pinheiro. Enquanto isso estão aguardando em São Luis.

Ação voluntária de Joel Junior movimenta população pinheirense


O médico Joel Junior filho de Joel Nunes e da Dona Rosana e neto do saudoso enfermeiro e médico dos pobres durante muitas décadas em Pinheiro de José de Arimatéia, já faz jus às suas raízes. Desde que se formou, fez uma promessa de que dentro das suas possibilidades de tempo, poder dar aos seus conterrâneos a oportunidades de ter em seu bairro e perto das suas casas um atendimento de qualidade, com paciência e principalmente com atenção. Joel Junior tem oferecido esses serviços e já o fez na maioria os bairros de Pinheiro nos finais de semana.
Ele atende sempre aos sábados e quando dá, aos domingos também. Alem da consulta ele oferece junto o remédio. Com o sucesso da empreitada, ele já conquista parceiros com outros médicos como o Dr. Mauro que tem dividido a tarefa com Joel Junior e agora com a sua noiva que se incorporou no atendimento fazendo a orientação no tratamento bucal.
As comunidades atendidas ficam tão satisfeitas que além de agradecerem, pedem a volta do medico e da sua equipe. Para o Sr. José João 76 anos, é um sonho de todos, ter alguém que atenda com atenção e carinho as pessoas que não encontram, atendimento nos hospitais, nos postos e podem desfrutar de um filho de Deus que oferece seus préstimos sem cobrar nada e sem pedir nada em retribuição. Parece Zé Arimatéia com a sua bondade, incorporado em seu neto. Que Deus o conserve sempre assim. Disse emocionado seu João.

Ameaça de greve faz prefeito aceitar propostas de professores pinheirenses


Os professores da rede municipal de Pinheiro ameaçavam fazer uma grave se o prefeito de Pinheiro Zé Arlindo na cumprisse com o que determina o estatuto do magistério. Uma pauta de reivindicações foi levada ao prefeito que se recusava a atender os pedidos dos professores e profissionais da educação. Varias reuniões foram marcadas e os professores não eram atendidos. Cansados de esperar, marcaram uma greve para o último dia 11 de março.
No dia antes do inicio da greve o prefeito e seus secretários de educação e administração resolveram se reunir com os professores e depois de muita conversa saíram com a promessa de terem cumpridas todas as solicitações. O presidente do sindicato comemorou a vitória dos professores e disse que valeu a iniciativa da classe de brigar pelos seus direitos. Agora é espertar que o governo municipal cumpra com as promessas o que vai garantir aos professores de Pinheiro aquilo que está escrito nas diretrizes da educação do país.

Estrada cortada


A região de Santa Eulália em Palmeirandia é uma região que agrega dezenas de povoados. Desde o começo do inverno a estrada que liga a MA a essa região está cortada em um lugar que deveria ter sido construída uma ponte. E esse não é o primeiro inverno que a população fica ilhada sem poder transitar. Para se chegar aos povoados a população tem que fazer baldeação em dois pontos da estrada. Vão de Pinheiro ou Palmeirândia, descem carregam a carga, atravessam uma ponte de coqueira, que foi construída pelos moradores, pegam outro carro para chegarem ao seu destino.
Depois de muitas denuncias de moradores e de vereadores da oposição o prefeito Eliberto resolveu visitar o local interditado e disse que estava ali, para ver o problema. Viu e foi embora e não foi nada resolvido. Os moradores continuam sofrendo as conseqüências do descaso com que estão sendo tratados em Palmeirandia pelo poder público municipal. Eles vão esperar chegar o verão para poderem ver o problema resolvido.

Lavagem de carros às margens do Pericumã revolta a população de Pinheiro


Uma imagem que já se tornou quase comum revolta cada vez mais a população de Pinheiro. É a mostra do descaso como é tratado o rio Pericumã. A poucos metros do local usado para lavagem de carro diariamente, está a estação de bombeamento da Caema para o abastecimento da população pinheirense. Mesmo assim os proprietários de veículos não respeitam e além da sujeira dos carros, o óleo derramado vai todo para água que é usada pelos pinheirenses.
Varias foram as solicitações feitas à secretaria do meio Ambiente de Pinheiro que não se sabe nem que é o secretário, para que fosse colocado uma placa proibindo a lavagem de carro nas proximidades o rio. Nada foi feito e os abusos como esse da foto, continuam acontecendo. Um apelo será feito agora ao secretário do Meio Ambiente o deputado Victor Mendes para que alguma coisa seja feita com relação aos maus tratos do Rio Pericumã que é pai e mãe dos pinheirenses que já reclamam da falta de peixes.

Posto e saúde da Bubalina é o exemplo do descaso da saúde em Pinheiro


Um convênio do Governo do Maranhão com a prefeitura de Pinheiro deveria construir 11 postos de saúde no município. Isso foi no ano de 2009. A maioria dos postos foram iniciados, alguns até bem adiantados como o do Bom Viver e vila Filuca em fase de acabamento. Outros nem saíram do chão e outros estão abandonados como é o caso do posto iniciado no bairro da Bubalina. (Foto) Em alguns povoados, consta na relação, mas, não foram nem iniciados, o que revolta a comunidade.
A comunidade daquele bairro está revoltada, pois o posto foi iniciado para dar uma satisfação antes da eleição; passada a eleição o posto está abandonado e o que já foi construído está caindo e servindo para refugio de marginais. O que todos querem saber é porque os postos não estão ou foram concluídos, já que todos sabem que o dinheiro veio. Se não bastasse todo esse descaso, o posto que foi construído dentro do Parque do Babaçu – considerado por todos como um verdadeiro absurdo – está também com as obras paralisadas.

Falta de carros de lixo revolta a população pinheirense


A coleta de lixo nas ruas e bairros de Pinheiro já estava precárias, agora com a dispensa de vários carros dos que estavam contratados para fazer a coleta, a coisa desandou. As reclamações da população são intensas e mesmo com tantas reclamações nenhuma providencia esta sendo tomada e o lixo se acumula na porta das residências ou é jogado nos cantos, nas praças ou nos campos de nossa cidade.
Isso tudo está gerando uma revolta enorme na população que tinha uma coleta precária, mas tinha, e onde passava duas ou três vezes por semana mal, está passando uma, e onde passava uma, não está passando mais nenhuma. É uma coisa absurda diz a senhora Maria José 65 anos dona de casa que vê seu lixo colocado na porta da sua casa a espera do carro e tendo que voltar com o lixo para dentro do seu quintal, pois o carro que passava não passa mais. “O que podemos fazer e a quem podemos recorrer?”. Ninguém faz nada!.
Existam poucos carros que fazia a limpeza. Faziam mal, mas, faziam, agora o lixo é jogado na ruas, nas, praças e nos campos. Isso não pode, mas, o que podemos fazer? Pagamos os nossos impostos e não vemos nada ser feito por esse prefeito que entrou pra trabalhar e não se ver nada. Disse Dona Maria.

Pinheiro faz seletiva para seleção sub 17


Jovens de até 17 anos estão participando de uma seletiva organizada pela LPD, Liga Pinheirense de Desporto. A nossa seleção deverá participar de um campeonato organizado pela Federação Maranhense de Futebol. O presidente da LPD Filemom Guterres convocou Sandro Lima para coordenar a seleção sub 17 e para treinar e escolher, o técnico convocado foi César Padre com grande experiência.
Centenas de jovens estão participando da seletiva e segundo o técnico César existem muitos talentos que deverão ser aproveitados e trabalhados para a seleção e para sair para outras equipes do Brasil. Pinheiro já vem trabalhando jovens atletas com muitos interessados de olho nos pinheirenses. Esses atletas poderão também ser aproveitados no campeonato da primeira divisão que deverá começar em junho. O da terceira divisão já foi iniciado.

Suplente Moacir Santos aguarda vaga na câmara


O suplente do PRP Moacir Santos deu entrada em um requerimento pleiteando a vaga do partido na câmara de Pinheiro. Ele confirmou ao JCP que aguarda apenas o julgamento e decisão do STF e a decisão da mesa diretora da câmara. A vaga é do titulara Edinildo. Se ele na voltar - Edinildo está secretário de obras do município – vou querer a minha vaga pela decisão do STF, disse Moacir.
Quem estar na vaga de Edinildo é o suplente da coligação Enésio Vitorino. Caso a decisão do Superior Tribunal Federal seja pela vaga do partido, a cadeira deverá ser dada a Moacir Santos, que foi o segundo mais votado do seu partido. “Não quero a vaga de ninguém, mas, se a justiça decidir assim, vou pedir para assumir o meu lugar é de direito e vou brigar por isso”. Disse Moacir.

Decisão do STF pode mudar composição da Câmara de Pinheiro


Se o Superior Tribunal Federal mantiver a decisão de que a vaga para os suplentes nas eleições municipais estaduais e federais for do partido e não das coligações, deverá haver mudanças na composição da câmara de Pinheiro. Isso por que na atual composição o Vereador Estélio que substituiu o finado Tatan deverá dar lugar ao suplente irmão Adelson do PP. E o vereador Nésio Vitorino que substitui o vereador Ednildo que estar secretário deverá dar lugar ao suplente do partido Moacir Santos.
Essa decisão deve sair em pouco tempo já que existe dos 11 ministros, três votos a favor e um voto contra a mudança.
Essa possível mudança já está gerando debates calorosos na câmara de Pinheiro e levantando uma discussão entre os aliados do prefeito Zé Arlindo e a oposição ligada ao ex. prefeito Filuca. É que se consolidada o ex. prefeito Filuca confirma a maioria de seis vereadores, com a possibilidade de ir para sete. É que irmão Adelson é do grupo de Filuca o que tira um aliado de Zé Arlindo que é o vereador Estelio. E Moacir Santos que foi ligado ao ex. prefeito Filuca, mas, não se sabe de que lado ele vai ficar.
Só a simples ameaça de perder a vaga tem feito o vereador Estélio perder a cabeça e a compostura na tribuna da câmara com ofensas racistas contra a presidente Concita e contra o ex. prefeito Filuca. Ele diz em programas de TV que: “é uma armação do prefeito Filuca para tira-lo da Câmara” como se a decisão fosse da política de Pinheiro e não do STF. Em se confirmando a decisão de STF, se o vereador Ednildo não voltar para a sua vaga de titular, Nésio, um dos mais ferrenhos defensores do prefeito Zé Arlindo deixará a câmara e dará lugar ao suplente Moacir Santos. A simples especulação dessa decisão, mexe e deixa ainda mais acirrada a briga política em Pinheiro na câmara e fora dela.

Justiça obriga prefeito José Arlindo a chamar professores concursados


O prefeito José Arlindo Silva Souza encaminhou a Câmara de Vereadores, Projeto de Lei que dispões sobre o aumento de vagas em cargo público de provimento de carreira, com remunerações respectivas.
Segundo Zé Arlindo, as vagas criadas são especificamente de Professor de 5º a 8º série, para que a administração possa convocar e nomear os professores excedentes do Concurso Público de Provas e Títulos, de acordo com a necessidade e para enquadramento dos professores efetivos, em cumprimento a Lei 2.258/2009 (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Professores da Educação Básica)

Secretária de saúde de Pinheiro foi sabatinada na pelos Vereadores em plenário


A secretaria de saúde do município de Pinheiro Sheila Cordeiro foi convidada pelos vereadores para prestar esclarecimentos sobre o que está acontecendo com a saúde do município na atual administração. Os vereadores comentaram sobre as reclamações, denuncias, coisas do gênero e depois buscaram respostas. A secretaria respondeu que está tudo caminhando para ficar bom, explicou que está chegando agora e que não responde pela gestão anterior o que é até aceitável da parte de dela, essa foi sem duvidas, uma grande saída, mas depois de ouvir as criticas pesadas, principalmente dos vereadores de oposição, a secretária Sheila pediu o apoio da população e paciência. Os vereadores questionaram a secretária e quiseram saber se é com: “Paciência secretária? você acredita mesmo que é com paciência que vamos resolver o problema de centenas de pessoas morrendo nas filas dos hospitais sem médicos, enfermeiros e principalmente sem medicamentos secretaria?. Os questionamentos dos vereadores são decorrentes de uma pilha de reclamações que não param de chegar na porta do Sistema Pericumã, são crianças morrendo inexplicavelmente nos hospitais, doentes que não foram atendidos porque faltam remédios como por exemplo GARDENAL, ou ant inflamatórios. Faltam seringas nos hospitais, esses detalhes infelizmente não podem ser corrigidos com a ajuda da população. Os vereadores também citaram isso, mas assim nós também confiamos na Sheila Cordeiro, afinal ela é uma exímia conhecedora dos problemas da saúde de Pinheiro; só resta saber se ela tem a moral que a outra Sheila que saiu não teve?. A Sheila demitida, passou dois anos balançando a cabeça e dizendo que estava tudo bem, deixou a saúde um caos tão grande que não serve nem pra enganar os “bestas”.Dizem.

STF decide que Ficha Limpa só vale em 2012


O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, votou a favor da validade da Lei da Ficha Limpa só a partir da eleição de 2012. Antes dele votar o placar estava em 5 x 5. Ele fez o desempate e a nova lei só servirá para as próximas eleições.
Todos os outros ministros estão mantiveram seus votos. Com isso, quem teve a candidatura cassada com base na nova lei terá seu nome validado.
No Maranhão, a decisão atinge a deputada Márcia Marinho (PMDB). Ela teve cerca de 21 mil votos, que agora serão validados. Em princípio, não muda nada na Assembleia.
O TRE do Maranhão foi o primeiro no país a defender a tese num voto do juiz federal Magno Linhares. O juiz Sérgio Muniz tinha se manifestado informalmente antes do colega também contrário à lei. A decisão gerou polêmica em todo país.
Magno Linhares votou no caso do deputado Sarney Filho (PV), acusado de manter um link de seu site na página da Prefeitura de Pinheiro.
Por conta disso, a poderosa Rede Globo, tendo à frente o apresentador William Bonner e comentarista Arnaldo Jabor, ambos alinhados na ocasião à candidatura do tucano José maranhense.

Pinheirense José Sarney lança sua biografia


Foi lançado no Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília, o livro “Sarney – A Biografia”. De autoria da jornalista Regina Echeverria, a publicação, que foi autorizada pelo político maranhense, contém 624 páginas e traz ainda quatro cadernos de fotos.
O trabalho chega às livrarias pelo selo da editora LeYa e, mesmo antes do lançamento oficial, já vendeu mais de 15 mil exemplares disponibilizados em sites de editoras e vendas on-line. Após Brasília, o livro será lançado em São Paulo, dia 24 deste mês. Embora a data ainda não esteja decidida, a obra também será lançada em São Luís, com a presença de José Sarney.
O presidente do Senado, em entrevista destacou que a escritora teve total liberdade para escrever a biografia. “A Regina (Echeverria) é uma grande escritora. Ela manifestou a vontade de escrever a biografia de um político e pediu que eu autorizasse a fazer a minha, e eu autorizei”, disse o presidente.
Depois de receber a autorização de Sarney, Echeverria colocou três condições: a primeira foi a de que Sarney disponibilizasse para pesquisa todo seu arquivo pessoal. “Como está tudo organizado, isso facilitou para ela”, observou o político. A segunda condição foi a de que o biografado não lesse o livro antes de seu término e a terceira, foi que José Sarney não lançasse suas memórias (prometidas para o mês de dezembro deste ano) antes da biografia.
Só no lançamento foram vendidos 750 livros. As vendas já caminham para 20 mil exemplares. A editora LeYa está recebendo pedidos de renovação de estoque nas redes de livraria de todo país. “Parece que o livro está tendo e vai ter um grande sucesso”, disse o presidente do Senado.
Durante o lançamento a autora estava usando uma proteção especial no pulso só para fazer dedicatórias. Cercado por repórteres, admiradores e muito políticos, Sarney teve de ser deslocado a um local reservado para poder atendê-los. Os ex-presidentes e senadores Itamar Franco (PPS-MG) e Fernando Collor (PTB-AL) fizeram questão de comparecer ao lançamento. Mas foi o senador Aécio Neves (PSDB-MG) quem melhor definiu o momento.
“É uma história de vida que o Brasil precisa conhecer pela importância do presidente Sarney no processo democrático. É um livro que deve está na prateleira de todos aqueles que acompanham a política brasileira”, disse o ex-governador de Minas Gerais.
“É preciso registrar os acontecimentos históricos de uma figura como José Sarney. É um homem com um itinerário fascinante e turbulências inevitáveis”, completou o também tucano Álvaro Dias.
Segundo o presidente do Senado, a autora “fez uma biografia moderna porque se baseou em documentos e não escondeu nada”. Ele contou que nem se lembrava mais de vários fatos citados no livro.
Sarney contou que o maior problema foi ter de lembrar de episódios passados. “São fatos que faz a gente sofrer de novo”, disse. Um deles foi o dossiê durante a crise no Senado divulgado pelo senador e hoje governador do Acre, Tião Viana (PT).
Em outro ele conta no livro ter passado a andar armado depois que o desafeto Vitorino Freire (1908-1977) ameaçou arrancar o seu bigode a pinça, na década de 60. “Havia um certo suspense sobre um encontro que poderíamos ter. Era prática todo mundo andar armado.”
Para o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Arnaldo Melo (PMDB), à frente de um grupo de deputados que foi ao lançamento, o livro conta a história “do maior vulto político deste país, um homem acostumado a glórias e a atravessar tempestades e tremores”.
“Sarney tem uma grande tradição política e democrática. Ele garantiu a transição democrática deste país. Bastaria este fato para enaltecer toda a sua vida pública”, definiu o vice-presidente da República, Michel Temer.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Bloco das Patifas foi FENOMENAL....







Mesmo com a tentativa do prefeito e seus aliados de acabar com uma tradição que comemorou seu décimo aniversário e se tornou uma tradição do carnaval do interior do Maranhão, o Bloco das Patifas se superou. Impedido de passar pela Deodoro da Fonseca, saída tradicional da Boate Imperial da incomparável Dona Isabel, onde aliados do prefeito colocaram um palanque no meio da rua, em frente a praça de São Benedito, parada obrigatória das patifas, o que impediria a passagem do bloco por aqueça artéria. Sem se abater e percebendo que o numero de pessoa poderia ser muito maior do que nos anos anteriores, o ex. prefeito Filuca, junto com o Sistema Pericumã de Comunicação organizador do desfile, junto com seus aliados partiram para o contra ataque e transferiram a saída do bloco para o parque do Babaçu. Alguns temerosos achavam que a idéia da mudança em cima da hora poderia não dar certo e prejudicar a tradição de 9 anos saindo do mesmo lugar. Enganaram-se. A mudança não só deu certo, como deu dinâmicas que antes não existiam por falta de espaço. O dia de terça começou com o já tradicional torneio as Patifas e reuniu 24 equipes, nada mais sugestivo do que esse número. Deu um numero muito maior de equipes que teve a Capitã mais bonita eleita e com o premio de 5 caixas de cerveja. Na Cohab ao lado do Babaçu um concursos de Carros de Som, fazia o bairro estremecer com a zuada estridente e volumes insuportáveis de paredões nunca vistos no carnaval de Pinheiro. Foram todos convocados e seriam todos interligados no trio que conduziria a banda TRICHA, novidade deste carnaval que abalou e movimentou cidades e carnavais não só da Baixada, como de muitas partes do Maranhão. No começo da tarde também no parque do Babaçu um concurso inédito escolhia a Patifa mais bonita, elegante e irreverente para ser a Rainha do Bloco e desfilar em um trono montado na frente do desfile. Um bolo foi confeccionado para festejar o décimo aniversario das Patifas até então ameaçada. As horas foram passando e aos poucos elas foram se aproximando, meia tímidas, o ambiente era diferente, novo, e também aos poucos foram se aglomerando e o espaço que parecia ser grande, ficou pequeno para tantas Patifas. Era hora de sair, pois, o local antes muito grande, não suportava mais tanta gente. E as patifas no seu décimo aniversario foi para a rua. A rua grande, a principal da cidade. A ansiedade de antes foi dando margem à animação, a inrreverência e a vontade de aparecer. Nesse bloco um dos objetivos é se mostrar e na Tarquínio Lopes em duas avenidas até a praça da matriz, passando pela Deodoro da Fonseca, elas puderam verdadeiramente se mostrar e dizer nós somos maiores do que qualquer briga política ou ameaça. E o desfile dos blocos das Patifas no seu décimo aniversario, foi o maior já visto, o mais bonito, o mais animado, o mais irreverente. Salvou o carnaval de Pinheiro.... foi fenomenallllll......