terça-feira, 8 de novembro de 2011

XIII ENCONTRO NACIONAL DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS FOI SUCESSO NO MARANHÃO


Do dia 24 a 28 de outubro, o Maranhão sediou o XIII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas – ENCOB. O evento teve como proposta discutir políticas públicas relacionadas à questão das águas e os desafios dos Comitês de Bacia na construção de pactos pela gestão integrada e responsável dos recursos hídricos. Além disso, estiveram na pauta do evento temas importantes na área ambiental, como universalização do saneamento e o papel da sociedade na gestão compartilhada das águas.

Contando com a participação de cerca de 1500 pessoas de todo o Brasil, o XIII Encob contempla uma programação bastante abrangente, estando dividido em duas partes: um encontro nacional, reunindo integrantes do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas; e o Encontro Maranhense de Governanças das Águas, que reuniu integrantes de diversas bacias do Estado.

“Neste momento em que a questão das águas ganha destaque crescente, o Maranhão defende um debate responsável sobre o assunto, com participação plena da sociedade”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Victor Mendes. “Construir um modelo de gestão compartilhada dos recursos hídricos é uma prioridade de Governo. No Encob foram criadas as condições para a formação de alguns Comitês de Bacias no Maranhão”, completou Mendes.

De acordo com o secretário, a formação dos comitês é algo estratégico no processo de gestão compartilhada dos recursos hídricos, daí a importância de o Maranhão sediar um encontro desta natureza. ”Além de estimular a formação dos comitês de bacias, o Encob nos possibilitou conhecer experiências exitosas no âmbito das políticas públicas e de gestão compartilhada e também de sustentabilidade no uso dos recursos hídricos.

Durante o Encob aconteceram cursos e oficinas de capacitação nas áreas: recursos hídricos, técnicas de elaboração de projetos e captação de recursos, educação ambiental, plano de bacia como instrumento estratégico de sustentabilidade e gestão integrada dos recursos hídricos no semi-árido.

Encontro estadual

Conforme a superintendente de Recursos Naturais da SEMA, Laís Morais Rêgo, a Secretaria trabalhou um processo de mobilização das Bacias hidrográficas existentes no Estado, articulando com os diversos segmentos da sociedade civil, poder público e usuários de água essa participação. “Realizamos reuniões preparatórias para o XIII ENCOB, contemplando as bacias do Itapecuru, Preguiças, Mearim, Tocantins, Munin, Parnaíba e Litoral Ocidental”.

Dessas reuniões, resultou a participação de cerca de 150 pessoas, oriundas das diversas bacias, que participam do Encontro Maranhense para a Governança das Águas, que ocorreu paralelamente ao evento nacional.

De acordo com o coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) Lupércio Ziroldo, o objetivo do encontro foi de gerar um fórum de debates e de posicionamentos técnico e político, por meio da integração das experiências dos estados brasileiros em gestão de recursos hídricos, de forma a recuperar e conservar os recursos hídricos.

O XIII Encob é uma realização do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas em parceria com o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, com o apoio na organização da REBOB Rede Brasil de Organismos de Bacia. Completou satisfeito com o resultado do encontro no Maranhão o secretário Victor Mendes.

Um comentário:

  1. Meu senhor, sou filha de Pinheiro, e assim como Zé Arlindo é um péssimo prefeito, o ex-prefeito Filuca não foi esse grande administrador, haja vista que o atual prefeito foi eleito com o apóio do proprio Filuca, então larga de ser babão, procura colocar as verdades de ambas as partes, há! você é um péssimo jornalista, procure se aperfeiçoar,e larga de achar que seu ponto de vista sempre é o correto. Lembre-se que ninguém tem o direito de ouvir aquilo que você queira falar, não falo do prefeito, e sim de pessoas comuns que você sempre critica, você aos olhos das boas pessoas de Pinheiro não tem credibilidade alguma. Desde já agradeço e por favor passe as imformações com imparcialidade, e deixe que o povo faça o seu julgamento.

    ResponderExcluir