segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Dilma da posse a Gastão no Turismo


Ao dar posse hoje (16) ao novo ministro do Turismo, Gastão Vieira, a presidenta Dilma Rousseff ressalvou que as escolhas feitas por critérios políticos não desmerecem um governo. Gastão ocupa o lugar deixado por Pedro Novais, que pediu demissão nesta semana por denúncias de uso de recursos públicos para fins privados.
“Escolhas políticas não desmerecem nenhum governo. É com políticos, com partidos políticos, técnicos e especialistas que se governa um país tão complexo como o Brasil. A política bem exercida é uma atividade nobre e imprescindível à atividade democrática”, disse Dilma, exaltando uma vez mais os critérios técnicos para suas escolhas.
A posse de Gastão Vieira ocorreu em uma cerimônia discreta, com a presença de poucas pessoas, na sala de audiências da Presidência da República. Normalmente, as cerimônias de posse ocorrem nos salões do Palácio do Planalto, com muitos convidados. A presidente disse que o Ministério do Turismo representa dois desafios. “Um dos lados é que nos vamos ter três grandes eventos, entre outros. A Copa das Confederações, a Copa do Mundo e as Olimpíadas”, disse.
Estavam presentes poucas lideranças do PMDB, partido do novo ministro. O presidente do Senado, José Sarney, responsável pela indicação de Gastão, participou da posse, assim como o senador Renan Calheiros (AL).
Ao dar início ao seu discurso, Gastão Vieira disse estar mais à vontade com a simplicidade da cerimônia. “Prefiro que a chegada seja simples para que a saída seja cheia do sentimento do dever cumprido”, disse o ministro, que também falou à presidenta do medo que sentiu quando foi convidado para assumir a pasta. “Era tanto medo que eu não teria coragem de dizer não à senhora”, brincou.
O ministro, que vem da Câmara dos Deputados, onde representava o PMDB do Maranhão, ressaltou em seu discurso a necessidade de pensar as políticas para o desenvolvimento do turismo no Brasil integradas com os demais programas sociais hoje já desenvolvidos pelo governo. Ele citou o exemplo do Brasil sem Miséria, as políticas para a agricultura e o Pronatec, programa de formação de mão de obra técnica.
Gastão Vieira, se comprometeu em ajudar a presidente a implementar seu principal programa social, o Brasil Sem Miséria. Referindo-se á Dilma, Vieira disse que o ministério “precisa lhe ajudar a fazer com que seu programa social mais importante também tenha a mão do Turismo”.
Ele disse que buscará a cooperação do ministro da Educação, Fernando Haddad para estender o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) ao setor. “Buscarei a cooperação com os demais ministérios para potencializar os resultados”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário