quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Região da Chapada começa a sentir os primeiros efeitos da seca


Sem chuva há mais de 120 dias, a região da Chapada começa a sofrer os primeiros efeitos da falta de água. Os rios, córregos e açudes já estão completamente secos. Os povoados até agora mais castigado com a falta de chuva são: Bom Viver, Cajazeiras, São Sebastião, São Luizinho, Viveiro, Montes Claros, Buriti, Outerinho de Pedra, São Paulo, Queimada de João, Vitorinha, Tingidor e Campo Novo, com uma população de mais de quatro mil habitantes. Por se tratar de uma região semi-árida, os moradores desses povoados são bastante atingidos pela estiagem. Vários córregos, açudes e até rios da região estão totalmente secos, obrigando os moradores a remanejar o rebanho para os campos inundáveis e lugares mais baixos, ou até mesmo retirar água de cisternas para garantir a sobrevivência dos animais até que a chuva reapareça na região.
Para quem vive nesses povoados e passa diariamente por locais onde antes havia água, e hoje se depara com um cenário desolador, o sentimento é de preocupação, como afirma o lavrador Edvaldo Serrão. “A gente fica impressionado com uma imagem desta. Este rio fica bastante cheio durante o inverno, e agora, presenciar uma imagem dele totalmente sem água, nos deixa assustados de pensar como ficaremos nesta região nas próximas secas”, diz, referindo-se ao rio que divide Campo Novo de Buriti.

Para Carinho Banda, de Bom Viver, cada ano que passa está ficando pior. “Este ano a estiagem começou bem mais cedo, devido ao inverno pequeno do ano passado. Esta é uma época muito difícil ‘pra’ gente. O gado da região já não tem água para beber a gente não pode fazer nada, a não ser levar os animais para os campos”, comenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário