terça-feira, 9 de novembro de 2010

Cajapió, São Vicente e São João Batista passarão por revisão eleitoral

Os municípios maranhenses de São Vicente Férrer, Cajapió e São João Batista receberão equipes técnicas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para fazer o recadastramento biométrico de cerca de 40 mil eleitores. Essas três cidades foram escolhidas por causa da necessidade de ser feita revisão eleitoral solicitada pelo Pleno do tribunal.
Estão cadastrados atualmente 16.858 eleitores no município de São João Batista, 16.559 em São Vicente Férrer e 8.285 em Cajapió. Esses dados registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passarão por revisão a partir de amanhã, quando começará o recadastramento de eleitores nessas três cidades maranhenses.
A necessidade de revisão eleitoral foi constatada pelo TRE por causa de problemas relacionados com crimes e fraudes eleitorais que ocorreram nessas cidades ainda nas eleições municipais de 2008. Como o número de votantes teria que ser revisto, o TRE solicitou ao TSE que fosse feito logo o recadastramento dos eleitores no novo sistema de biometria, que identifica o eleitor por meio da impressão digital.
A solicitação foi aceita pelo tribunal superior e os mais de 41 mil eleitores de Cajapió, São Vicente Férrer e São João Batista terão de se apresentar até dia 8 de dezembro nos postos de recadastramento instalados pela Justiça Eleitoral. No total, trabalharão nesse processo 77 técnicos do TRE em 28 terminais de coleta das impressões digitais.
A novidade para este processo é que os eleitores foram avisados por meio de carta, entregues no primeiro e no segundo turno das eleições de outubro, que apontava quais os documentos necessários para fazer o recadastramento e a data correta para o comparecimento aos postos de atendimento.
“Resolvemos convocar os eleitores durante a votação das eleições de outubro apontando o calendário de comparecimento aos postos de recadastramento e assim evitar aglomerações. Agora, os eleitores estão com datas pré-definidas por ordem alfabética. Os cinco últimos dias são reservados para os retardatários”, explicou o corregedor eleitoral José Joaquim Figueiredo dos Anjos.
Em Cajapió, os eleitores terão que comparecer no Centro Comunitário Francisca Almeida. Em São João Batista, o local de recadastramento é o Ginásio Poliesportivo Dep. Gastão Vieira, e em São Vicente Férrer a Justiça Eleitoral se instalou no Ginásio Poliesportivo Valdetário Mota Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário