terça-feira, 24 de agosto de 2010

Secretário Dr. Zé Marcio reinaugura hemonúcleo de Pinheiro


A região da Baixada Maranhense volta a contar com um Centro de Hematologiae Hemoterapia. O Hemonúcleo de Pinheiro foi entregue à população pelo secretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite. Há quatro anos desativado – por falta de equipamentos e profissionais especializados – o Hemonúcleo vai atender aos 12 municípios da regional. “O município de Pinheiro está localizado em uma região estratégica do estado, onde temos muitos casos de mulheres grávidas e pessoas hemofílicas, e não poderíamos deixar que a população continuasse a vir a óbito por falta de sangue”, justificou o secretário.
José Márcio, que também é pinheirense, garantiu que o Hemonúcleo será referência não só no que diz respeito à captação de doadores e coleta sangue, mas também para a disponibilização dos fatores de coagulação aos municípios da região. “Como secretário de Estado da Saúde e conhecedor das necessidades da baixada maranhense, sabemos da falta que um Hemonúcleo fazia na região. Por isso disponibilizamos enfermeiros, médicos e assistentes sociais, do quadro de servidores do estado, para que o Hemonúcleo voltasse a funcionar plenamente”.
Participaram também da entrega do Hemonúcleo de Pinheiro a supervisora da Hemomar, Ana Ranoy Gomes Lima; o prefeito de Cururupu, José Pestana; o vereador de Pinheiro Oziel Menezes e o presidente da câmara de vereadores, Gilmar Soares; o diretor da Cemar, José Jorge Leite e o representante da Secretaria Municipal de
Saúde e o diretor do Hospital Antenor Abreu, José Pedro; o membro da Academia Pinheirense de Letras, médico Aymoré Alvim, funcionários e pessoas da comunidade.
Ana Ranoy explicou que a coleta de sangue será feita sempre no horário das 15 às 18 horas, com acompanhamento na avaliação clínica, triagem e coleta. “Dois médicos foram remanejados da regional de saúde de Pinheiro para acompanhar a coleta e assegurar que todo o sangue liberado esteja seguro e compatível”.
José Pestana, que falou em nome dos prefeitos da regional, agradeceu a iniciativa da Secretaria de Saúde em reabrir o Hemonúcleo. Ele lembrou que a falta de um banco de sangue na região já causou muitos óbitos. “Agradecemos a sensibilidade do governo em colocar médicos e equipamentos necessários para que nossa população possa ter um banco de sangue seguro na região da baixada. Vamos agendar um mutirão em Cururupu para que possamos fazer uma grande coleta de sangue”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário