terça-feira, 13 de julho de 2010

Secretário de educação faz o lançamento do Programa Conversando com a Escola em Pinheiro


A primeira etapa do programa "Conversando com a Escola" foi iniciada, nesta sexta-feira (9), pelo secretário de Estado de Educação, Anselmo Raposo, no município de Pinheiro. Durante a solenidade, ele destacou a importância da Educação para o desenvolvimento do Maranhão. “A educação, deve ser verdadeiramente pública e compartilhada por todos como um exercício constante de cidadania", afirmou.
O secretário anunciou, também, a implantação do projeto “Escola Verde” e a transferência do ensino fundamental para as prefeituras maranhenses.
O programa "Conversando com a Escola", realizado na quadra poliesportiva do CAIC Ruben Almeida, foi promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
O evento reuniu aproximadamente 160 gestores e supervisores escolares para analisar problemas e buscar soluções com o objetivo de melhorar a qualidade de educação ofertada nas regionais da Seduc de Pinheiro e de Viana. De acordo com o secretário, até setembro o programa será discutido em todas as unidades regionais de educação do Estado.
Acompanhado de integrantes da administração superior e equipe técnica da Seduc, Anselmo Raposo salientou que entre as metas do Governo do estado para os próximos meses está o aprimoramento dos serviços voltados para a capacitação de formação de Professores.
Escola verde
O secretário anunciou a implantação do projeto “Escola Verde”, um novo modelo de colégio a ser construído pelo governo do Estado, por meio da Seduc. A nova escola será ambientalmente correta e funcionará com energia limpa, reaproveitando a água e fazendo a coleta seletiva de resíduos sólidos. Funcionará com ensino médio em tempo integral e educação ambiental. A escola piloto será criada em São Jose de Ribamar.
Anselmo Raposo frisou também que o programa "Conversando com a Escola" foi uma nova oportunidade para discutir com os gestores de Pinheiro e Viana a municipalização do ensino fundamental.
Transferência
O secretário anunciou que o governo do Estado vai começar a transferir, de forma lenta e gradual, o ensino fundamental para os municípios, ao mesmo tempo em que os gestores serão capacitados para receber o ensino médio nas escolas das unidades regionais.
“O ensino médio será referência com a utilização de espaços para implantação do ensino em tempo integral, direcionado para vocação profissionalizante e desportiva”, afirmou.
O encontro de Pinheiro, segundo ele, teve como finalidade motivar os gestores escolares a tratarem a educação pública com seriedade para que os professores continuem como referência para os alunos. Serviu ainda para conversar com os gestores para conhecer os problemas das escolas e os caminhos para encontrar soluções.
O "Conversando com a Escola" foi também um momento propício para aprofundar o debate sobre a realidade em que as escolas localizadas na região da Baixada Maranhense se encontram e as propostas para melhoria da qualidade de educação nas unidades de ensino, com salas de aula climatizadas, carteiras padronizadas e anatomicamente corretas para que os alunos se sintam bem no ambiente de aprendizado.
De acordo com o gestor da unidade regional de Pinheiro, Fernando Mitoso, o programa visa encontrar caminhos e soluções para repensar a educação, com o uso de uma nova metodologia. Para ele, o encontro foi proveitoso pelos indicativos apresentados para fazer uma educação diferente.
Ao encerrar o encontro, Anselmo Raposo falou da responsabilidade de cada gestor regional da Seduc como motivador das escolas da rede estadual de ensino. “Nos, educadores, é que temos que dar um brilho de esperança a cada estudante”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário