quarta-feira, 19 de maio de 2010

Aged lança 1ª Etapa da Campanha de Vacinação contra Aftosa


A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão (Aged/MA) lança oficialmente dia(1º), no município de Pinheiro, a 1ª Etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. O lançamento está previsto para às 9h, na Fazenda Maranhão Novo, no KM-08 da MA-010. A campanha de vacinação contra a febre aftosa ocorre em todo o Estado do Maranhão, no período de 1º a 31 de maio.

“O Maranhão, possui o 2° maior rebanho bovino e bubalino do Nordeste, com aproximadamente 6.836.192 cabeças, e a Aged-MA intensificará a imunização, dando prioridade aos municípios que tiveram baixos índices vacinais na 1ª fase da campanha de vacinação contra a febre aftosa, superando os 95,99% da etapa anterior”, detalhou a diretora-geral da Aged, Nina Andrade.

A Agência já vem realizando dias de campo, palestras e reuniões nos Comitês Municipais de Sanidade Agropecuária (Comusas) em povoados, sindicatos, associações, escolas, para conscientizar sobre a necessidade da total cobertura vacinal no rebanho maranhense.

A febre aftosa é uma enfermidade altamente contagiosa, que ataca a todos os animais de casco fendido, principalmente bovinos, suínos, ovinos e caprinos. A gravidade da doença não decorre das mortes que ocasiona, mas principalmente dos prejuízos econômicos, atingindo todos os pecuaristas, desde os pequenos até os grandes produtores.

Novo status

Segundo o superintendente federal da Agricultura no Maranhão, Fernando Machado, a erradicação da aftosa é fundamental para o planejamento estratégico do Ministério da Agricultura. “O Maranhão não tem um caso de aftosa há 10 anos e o Ministério está convicto que em breve o Estado conquistará um novo status, o de livre com vacinação”, declarou Fernando Machado.

“Para realizarmos com eficiência os trabalhos da campanha, mobilizamos várias equipes da Aged-MA, formadas por médicos veterinários, fiscais de defesa animal, assistentes de defesa agropecuária, técnicos agrícolas e auxiliares de campo. São18 escritórios regionais, 79 unidades veterinárias e 112 escritórios de atendimento à comunidade, além de 13 barreiras zoofitosanitárias”, complementou Nina Andrade.

Para o secretário Afonso Ribeiro, o governo Roseana Sarney demonstra grande empenho pela erradicação da febre aftosa no Maranhão e, consequentemente, o Estado conquistar o status de Zona Livre com vacinação, impulsionando o setor para o agronegócio. “Ao atingir uma área livre da febre aftosa com vacinação, com baixo risco, serão abertas para o Estado, fronteiras nacionais e internacionais para o agronegócio. O empresário vai buscar preços competitivos para sua atividade pecuária e atrair novos investidores para o setor”, destacou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário