sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Pinheiro ganhará novo hospital

Em reunião com a Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), o secretário de Estado da Saúde Ricardo Murad, anunciou, no Praia Mar Hotel, em São Luís, a construção de um hospital de alta complexidade em Pinheiro, que será transformado em município sede de uma nova macrorregião de saúde, assim como, São Luís, Imperatriz e Caxias.
Segundo o secretário-adjunto de Regionalização dos Serviços de Saúde, José Márcio Leite, a definição do município de Pinheiro como macrorregional da saúde vai garantir melhorias no atendimento médico aos maranhenses da Baixada.
“A governadora determinou que o projeto da macrorregião de Pinheiro entrasse no conjunto de obras do Programa Saúde é Vida. Roseana Sarney entendeu que a população da Baixada tem direito a atenção básica de qualidade”, disse José Márcio.
A redução de 10% nos valores da tabela atingirá aqueles que comprovarem produtividade entre 70% e 85%; enquanto que os municípios que ficarem com percentuais entre 60% e 70% perdem 15%; e entre 50% e 60%, perdem 20%. No caso das cidades cujas metas não alcançarem a casa dos 50%, deverão sofrer uma espécie de intervenção para investigação do problema.
Ainda na reunião, foi discutido projetos de cirurgias eletivas, projetos para o Hospital Carlos Macieira (São Luís), ações e o Plano Estadual do ParticipaSUS, aumento no número de agentes comunitários de saúde nos municípios de Riachão e Buriti, além da nova regionalização da saúde no Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário