sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Filuca Mendes garante R$ 16 milhões para municípios













O ponto ganhou destaque nacional depois que reportagens denunciaram que moradores das proximidades do atoleiro cobravam pedágio de motoristas que passavam pelo local.
Foram visitadas, ainda, as obras de recuperação de bueiros triplos, na altura de um balneário construído pela Prefeitura de Central do Maranhão; um bueiro simples, 500 metros depois do balneário, para facilitar a passagem da água e evitar o alagamento de casas, como ocorreu este ano; e as obras no povoado Santa Joana, na MA-006, altura do km78, onde a Sinfra está finalizando a recuperação de 1,6 quilômetros, trecho também praticamente intrafegável antes dos serviços serem iniciados.
O secretário das cidades, Filuca Mendes, garantiu, em reunião com prefeitos, nesta quinta-feira (13), na sede na Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), que o Maranhão não perderá recursos, no valor de R$ 16 milhões de reais, do Governo Federal, referente às enchentes de 2008.
O objetivo da reunião foi discutir a prorrogação do prazo e as providencias que deverão ser adotadas para cumprir todos os critérios exigidos pelo Ministério da Integração.
O convênio foi assinado na gestão anterior e contemplava nove municípios maranhenses que foram atingidos pela enchente de 2008. Porém, o Maranhão corria o risco de perder o recurso por falta do repasse do governo passado aos municípios.
Articulação política
Filuca Mendes, explicou que a determinação da governadora Roseana Sarney em defender junto ao Governo Federal que o Maranhão foi um dos estados que mais sofreu com as enchentes de 2008, e que não poderia perder esse recurso, reverteu a situação no Ministério da Integração.
“Por isso reunir com os prefeitos no sentido de esclarecer as dúvidas, discutir os procedimentos necessários e viabilizar as obras de forma transparente e responsável.”, afirmou secretário.
”A iniciativa de promover discussão em conjunto e buscar parcerias para solucionar os problemas relativos à população, demonstra o compromisso da governadora Roseana Sarney de conduzir o governo de forma transparente”, afirmou o prefeito de Presidente Vargas, Gonzaga Junior.
Os recursos provenientes desse convênio serão aplicados na reconstrução das casas e infraestrutura das cidades atingidas pelas enchentes em 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário